Introdução

LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, é uma norma brasileira que regulamenta o uso de dados de pessoas físicas pelas empresas. Ela cria regras claras sobre como as organizações devem coletar, armazenar e compartilhar as informações dos usuários. A lei é responsável pelas novas normas reguladoras para proteção de privacidade dos usuários, gerando novas maneiras de se fazer negócio com a internet e assim, trazendo uma maior segurança jurídica. 

Para se adaptar a lei, contamos com algumas funcionalidades em nosso sistema para permitir que usuários com permissionamento liberado, possam realizar os ajustes necessários.

As funcionalidades são:

1. Anonimizar Atendimento

2. Gerenciar Bases Legais

3. Permissionamento para Relatório


1. Anonimizar Atendimento

Atuando no papel de operadora, a Plusoft precisa prover aos seus clientes - empresas contratantes - uma ferramenta que permita que os mesmos possam se adequar as regras impostas pela LGPD.

O artigo 5º da LGPD consta a definição de que "dado anonimizado" é qualquer dado relativo a titular que Não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento, por meio dos quais um dado pessoal perde a possibilidade de associação direta ou indireta com o seu titular. Desta forma, qualquer dado que seja anonimizado, sem a possibilidade de restituição de valores, não se enquadra na LGPD.

Para isso, consta no Cockpit SIlver e Gold a possibilidade de Anonimização de um atendimento específico, através da tela Monitorar > Atendimento. 


Tela permite monitorar atendimentos e anonimizar os dados.

2. Gerenciar Bases Legais

Quando a empresa precisa utilizar ou armazenar dados pessoais, é necessário um conjunto de justificativas e argumentos, chamados de Bases Legais.

A tela de gerenciamento de base legal permite que o cliente armazene suas bases legais dentro da plataforma.

Essa funcionalidade registra o histórico de alterações e existe apenas no Cockpit Gold.


Tela permite armazenar justificativas e argumentos das bases legais.

Opções de Bases Legais disponíveis.

Histórico de Alterações

Também é possível visualizar todo o histórico de alterações das bases legais, O histórico contempla todas as inclusões, alterações e exclusões realizadas na lista de Bases Legais.

A tela conta com a ferramenta de busca, sendo possível realizar localizar qualquer informação de forma livre.


O Histórico contém as seguintes informações:

Atividade: Ação realizada;

Base Legal: Nome da Base Legal referenciada;

Finalidade: Descrição da Base Legal;

Data da alteração: Data em que foi realizada a alteração;

Usuário: Nome do usuário responsável pela alteração.


3. Permissionamento para Relatório

É possível definir quais usuários terão permissão para visualizar dados sensíveis nos relatórios do Cockpit. Essa permissão distingue duas visões para o mesmo relatório.

Para os usuários que possuírem permissão LGPD, serão apresentados dados como CPF, Telefone e Nome.

Essa informações não serão apresentadas aos usuários sem permissão.