Dúvida / Situação
A ferramenta Omni CRM apresenta lentidão ou intermitência, o que impede o uso adequado da aplicação por parte dos operadores ao realizar duas funções. Em algumas situações, a lentidão é seguida de mensagens de erro como "502 - Bad Gateway" ou o erro "504 - Gateway Time Out".
Em alguns clientes pode aparecer também a mensagem "um erro inesperado ocorreu no acesso ao banco de dados / the server returned an unspecified error.
Produto / Módulo / Funcionalidade
Omni CRM
Solução / Resposta
A lentidão de serviços em nuvem, como o Omni, costuma ter como causa primária o alto consumo do servidor onde a aplicação está alocada.
Este consumo elevado por sua vez pode ser devido a extração ou execução de relatórios e dashboards muito pesados do Report Builder, consultas com filtros muitos amplos ou durante a classificação de classificação de muitos e-mails e ocorrências ao mesmo tempo (no caso de ambientes que possuem muitas caixas).
Status |
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colour | Yellow |
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title | sugestão |
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Sempre utilize a maior quantidade possível de filtros ao realizar uma pesquisa na mesa de atividades (Workflow/Dashboards) ou no Report Builder, para assim mitigar possíveis sobrecargas de dados.
No caso de mensagens de erro, é importante verificar alguns itens em seu ambiente antes de abrir um chamado. São eles:
- Verificar se a lentidão ocorre com todos os usuários ou com usuários específicos.
- Se sim, avalie o consumo de recursos da máquina, pois o alto consumo de memória da CPU pode causar lentidão em diversos aplicativos e sistemas.
- Peça ajuda ao seu departamento de TI ou Help Desk para identificar se há algum problema de rede, internet ou desempenho na máquina do usuário.
- Oriente os usuários que estão com dificuldades no uso da ferramenta a realizar a limpeza de dados de navegação (cache) e cookies do navegador.
- Veja neste artigo como fazer isso: Omni - Limpeza de Arquivos Temporários de Navegação (Cache e Cookies)
- Acesse o Omni utilizando outra rede e internet (fora da rede interna com acesso a um 4G, por exemplo), e verifique se a lentidão persiste.
- Como o Omni é um serviço em nuvem (SaaS), a máquina, rede e internet são fatores fundamentais para o bom funcionamento. Quando algum deles apresenta problemas, a performance do sistema pode ser afetada.
A maioria dos casos de lentidão costumam ser resolvidos em pouco tempo pelo time de infraestrutura da Plusoft que monitora picos de sobrecarga e atua para restaurá-los. Caso a sua operação esteja sendo impactada, abra um chamado para o time de Suporte Omni CRM através do Portal do Cliente, enviado os dados abaixo:
- A lentidão ocorre com todos os usuários?
- Quando identificou a lentidão? (hora aproximada)
- Realizou a limpeza de cache do navegador?
- Prints de mensagem de erro, se houverem.
- Foram realizados testes em outras redes, maquinas conforme indicado neste artigo?
É
primordial o levantamento de algumas informações e alguns testes para verificar se a lentidão está ocorrendo por fatores internos e ou por parte da ferramenta.