Dúvida / Situação

A ferramenta Omni CRM apresenta lentidão ou intermitência, o que impede o uso adequado da aplicação por parte dos operadores ao realizar duas funções. Em algumas situações, a lentidão é seguida de mensagens de erro como "502 - Bad Gateway" ou o erro "504 - Gateway Time Out"

Em alguns clientes pode aparecer também a mensagem "um erro inesperado ocorreu no acesso ao banco de dados / the server returned an unspecified error.

Produto / Módulo / Funcionalidade

Omni CRM

Solução / Resposta

A lentidão de serviços em nuvem, como o Omni, costuma ter como causa primária o alto consumo do servidor onde a aplicação está alocada.
Este consumo elevado por sua vez pode ser devido a extração ou execução de relatórios e dashboards muito pesados do Report Builder, consultas com filtros muitos amplos ou durante a classificação de muitos e-mails e ocorrências ao mesmo tempo (no caso de ambientes que possuem muitas caixas).

SUGESTÃO Sempre utilize a maior quantidade possível de filtros ao realizar uma pesquisa na mesa de atividades (Workflow/Dashboards) ou no Report Builder, para assim mitigar possíveis sobrecargas de dados.

No caso de mensagens de erro, é importante verificar alguns itens em seu ambiente antes de abrir um chamado. São eles: 

  1. Verificar se a lentidão ocorre com todos os usuários ou com usuários específicos.
    1. Se sim, avalie o consumo de recursos da máquina, pois o alto consumo de memória da CPU pode causar lentidão em diversos aplicativos e sistemas.
    2. Peça ajuda ao seu departamento de TI ou Help Desk para identificar se há algum problema de rede, internet ou desempenho na máquina do usuário.

  2. Oriente os usuários que estão com dificuldades no uso da ferramenta a realizar a limpeza de dados de navegação (cache) e cookies do navegador.
    1. Veja neste artigo como fazer isso: Omni - Limpeza de Arquivos Temporários de Navegação (Cache e Cookies)

  3. Acesse o Omni utilizando outra rede e internet (fora da rede interna com acesso a um 4G, por exemplo), e verifique se a lentidão persiste.
    1. Como o Omni é um serviço em nuvem (SaaS), a máquina, rede e internet são fatores fundamentais para o bom funcionamento. Quando algum deles apresenta problemas, a performance do sistema pode ser afetada.

A maioria dos casos de lentidão costumam ser resolvidos em pouco tempo pelo time de infraestrutura da Plusoft que monitora picos de sobrecarga e atua para restaurá-los. Caso a sua operação esteja sendo impactada, abra um chamado para o time de Suporte Omni CRM através do Portal do Cliente, enviado os dados abaixo:

  • A lentidão ocorre com todos os usuários?
  • Quando identificou a lentidão? (hora aproximada)
  • Realizou a limpeza de cache do navegador? 
  • Prints de mensagem de erro, se houverem.
  • Foram realizados testes em outras redes, maquinas conforme indicado neste artigo?

ATENÇÃO É primordial o levantamento de algumas informações e alguns testes para verificar se a lentidão está ocorrendo por fatores internos e ou por parte da ferramenta.



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CURRENT (v. 7) Feb 21, 2023 13:44

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