Existem duas formas de notificações dentro do cockpit, a primeira é através do símbolo de sino que fica fixo no cabeçalho da tela.


Quando há notificações não excluídas será adicionado a contagem junto ao sino. No exemplo acima, há 14 notificações para visualização. 


Tipos de notificações

Sino

Relatórios

As notificações de relatórios informarão quando sua extração foi concluída ou se houve algum problema. Somente o usuário que solicitou o relatório receberá está notificação. 

Ver mais em Relatórios.

Acessos

As notificações de acessos aparecem somente para os usuários com perfil de Administrador e são referentes apenas à usuários que estão bloqueados por algum motivo e ainda assim tentam realizar um acesso no cockpit.

Na mensagem será informado o login do usuário que realizou a tentativa de acesso, a data e o status de acesso daquele usuário. 

Motivos de Status e Tratativas:

Status Inativo: usuário atingiu o tempo máximo de inatividade, portanto foi bloqueado.
Tratativa: O usuário deverá ser desbloqueado manualmente através do Gestão de Usuários (⚙️ > Gestão de Usuários)

Status Bloqueado: o usuário foi bloqueado manualmente por algum administrador.
Tratativa: verificar quais outros administradores estão cadastrados no cockpit e entender motivo de bloqueio, só após esta validação, realizar desbloqueio através do Gestão de Usuários (⚙️ > Gestão de Usuários)
⚠️É importante que a solicitação de desbloqueio ou informação desta ação seja registrada via Jira para garantia de histórico. O registro de informações sobre o bloqueio e validações deste usuário é imprescindível para que não haja falha grave de segurança. 

Status Acesso negado: neste caso o usuário errou suas informações de entrada e atingiu o número máximo de tentativas.
Tratativa: para garantia de segurança do sistema será necessário informar que este usuário deverá solicitar um e-mail de reset de senha através do botão Recuperar Senha disponível na tela de login do usuário. 
⚠️Desbloquear um usuário com acesso negado fora da tratativa correta ou sem a validação de identificação de que a pessoa que está tentando acessar é realmente o usuário em questão se caracteriza como falha grave de segurança.

Alertas

Outro tipo de notificação são através de alertas que surgem na tela do cockpit durante seu uso ou acionamento de botões. 

Tempo de Sessão

Para garantir a segurança de informações, o cockpit possui um tempo de sessão máximo, ou seja, assim que atingi-lo o usuário, independente do grupo a qual ele pertence, será desconectado e terá que acessar novamente com suas credenciais de acesso. 
Como sabemos que algumas atividades podem levar um tempo superior ao de sessão, implementamos alertas que informam que o tempo da sessão do usuário está prestes a encerrar e que ele deve salvar suas alterações para não perde-las. 

São 3 tipos de alertas, tudo para manter seu trabalho são e salvo 🤗

Alerta de 10 minutos para o encerramento de sessão

Alerta de 5 minutos para o encerramento de sessão

Alerta de 3 minutos para o encerramento de sessão

Solicitações de Relatórios

Quando você solicitar a extração de um relatório, você receberá um alerta na página do cockpit informando se a extração foi iniciada ou se o relatório já estava sendo executado. 
Veja exemplos nos conteúdos sobre Relatórios.

Acionamento de Botões

Ao acionar um botão para salvar uma ação ou cancelar, você será notificado caso as alterações tenham sido salvas com sucesso ou se houve um erro. 

Tela de Login

Quando o usuário preencher suas informações na tela de login e tentar acionar o botão para logar, caso haja alguma divergência no preenchimento o cockpit irá apresentar um alerta em vermelho informando qual o motivo do não sucesso. 

Estes acima são os os mais comuns durante a utilização do cockpit, mas poderão haver outras mensagens, mas para facilitar, seguimos sempre um padrão. 

🔴 Caixas de alerta vermelhas: são erros ou necessidade de ações obrigatórias.

🟡 Caixas de alerta amarelas: pontos de atenção ou ações salvas parcialmente e que necessitam de outro "salvar" para serem concluídas. 

🔵 Caixas de alerta azul: são mensagens informativas ao usuário.

🟢 Caixas de alerta verde: são as mensagens que indicam sucesso da ação realizada 


Em casos de dúvidas ou persistência nas mensagem de alerta, mesmo seguindo as orientações, se for possível realize um print da mensagem de alerta e nos notifique através do Jira nos contando quais passos você seguiu para que possamos reproduzir e te auxiliar.


Já se a mensagem persistente for na tela de login, na abertura do chamado nos informe qual a mensagem que está aparecendo para você, o nome do cliente que está sendo inserido e seu nome de usuário.


⚠️ Não nos informe sua senha, ok? Nossos processos de análise não utilizam informações sensíveis como a sua senha 😉 se por alguma razão você adicionar essa informação em algum lugar da solicitação iremos excluir instantaneamente a informação, e em casos de e-mail, o e-mail será excluído da caixa de entrada e lixeira, assim sua senha continua segura!