Essa funcionalidade consiste no acompanhamento dos resultados de informações armazenadas na aplicação a partir de gráficos dinâmicos. O Dashboard permite o acompanhamento dos dados em tempo real de acordo com a necessidade do usuário. As criações podem ocorrer a partir de visões pré-definidas no Report Builder, serviços padrões do cliente ou por desenvolvimento técnico(Customização). A partir desse módulo o usuário terá acesso as informações disponíveis na aplicação de uma forma rápida e padronizada.  

Criação de Dashboard  

Para iniciar a criação dos gráficos é necessário ter permissão de acesso ao módulo de "Report Builder". O módulo de Dashboard é integrado com o módulo Report Builder, por essa razão compartilha a mesma estrutura de listas e pastas.

Para criar um novo "Dashboard", selecione o botão "Novo", onde serão apresentadas as opções "Novo Dashboard""Nova Visão" e "Nova Pasta". Selecione a opção "Novo Dashboard".

  

Na tela de "Novo Dashboard", descreva o nome do Dashboard e na sequência selecione a opção "Iniciar um Dashboard".

 

Na tela de criação, clique no botão "Adicionar", para inserir novos gráficos.  

Ao selecionar o botão "Adicionar", será disponibilizada uma tela para edição, na lateral esquerda da aplicação. Nesta tela é obrigatório informar o título do gráfico e a fonte de dados. A partir do modelo de fonte de dados selecionado serão carregados os tipos de gráficos e informações obrigatórias para cada Dashboard.  

 

Fonte de dados do gráfico 

Fonte de dados refere-se a forma de criação do Dashboard. A origem de dados do gráfico pode ser configurada de 5 maneiras. 

  • Serviço  

A fonte de dados "Serviço", permite visualizar o conteúdo de uma URL, desde que a informação esteja no formato detalhado da documentação fornecida pela área técnica.

Exemplo: "https://omni-build.plusoftomni.com.br/api/test/dashboard". 

  • Formulário  

A fonte de dados "Forma" traz informações em formato widget de qualquer página externa (por exemplo: redes sociais), para usabilidade desta fonte é necessário adicionar uma chave de form criada pela área técnica Plusoft.

 Por exemplo: "plusoftcrm.dashboard.forms.testeloadform".  

 

  • Query

Na fonte de dados "Query" as informações são dispostas em forma de gráfico e podem apresentar dados de relatórios online e datas correntes. No campo de "Consulta SQL" deve ser adicionado a "query string" de consulta ao banco de dados. O botão Executar testa a visualização do Dashboard e retorna o cabeçalho dos campos que são necessários para o próximo passo e configuração dos campos. 

 

  • Visão 

Na fonte de dados "Visão" serão dispostos em gráfico informações de uma visão criada dentro da ferramenta Omni.

 

  • Visão: Neste campo deve ser selecionada a visão base para exibição de dados no Dashboard. 
  • Campo Chave: Campo principal, responsável pela análise do relatório.
  • Campo descrição: Neste campo deverá selecionar qual campo será utilizado para nomear os dados.
  • O campo valor: Campo responsável por totalizar, valores do resultado.
  •  Estratégia  

A fonte de dados "Estratégia", permite visualizar o conteúdo de outro sistema, desde que exista uma chave com código indicando a integração, em formato gráfico. 

 

  • Tipo do gráfico 

O campo "Tipo" se refere ao modelo do gráfico que será utilizado para exibição do Dashboard, a fonte de dados configurada será formatada para a apresentação no tipo de gráfico selecionado.

 

Modelos de gráfico disponíveis:

: Barra 2D

 Coluna 2D 

: Funil 2D  

: Pizza 2D

  : Tabela 

 3 Eixos  



A partir da release 1.8.2894, foram disponibilizados mais modelos de gráficos, com opção 3D.

  • Aparência do gráfico

Em Aparência, existem opções para personalização do gráfico. 

  • Nome lateral: exibe o nome lateral do gráfico; esta opção é limitada a alguns tipos de gráficos.
  • Prefixo do valor: Este item permite adicionar prefixos de valor nos gráfico, por exemplo R$, %.
  • Exibir valores no gráfico: esta opção exibe o valor do resultado no gráfico. 

 

  • Detalhes do Dashboard

Depois de criar os gráficos que serão disponibilizados na tela, para configurar tempo de atualização, permissão de acesso e acessar informações referente a visão selecione o botão "Configurações" 

 

Nesta tela de configurações é possível consultar informações referente a criação do Dashboard e selecionar o tempo de atualização dos gráficos e permissão de acesso. 

 

Opções para tempo de atualização dos gráficos: 

  • Sem atualização
  • 60 segundos
  • 30 segundos
  • 15 segundos 

As opções de privacidade são: 

  • Público: disponível para todos os usuários da aplicação. 
  • Privado: disponível apenas para o usuário que gerou o Dashboard. 

Opção para marcar o Dashboard como favorito.

  • Marcar como favorito: Campo responsável por favoritar a visão de dashboard. 

Dica: As opções de privacidade e favoritos só serão disponibilizadas para alteração do usuário proprietário do Dashboard. 

Lista de Dashboard

O Dashboards disponíveis para acesso do usuário logado serão adicionados na lista, identificados pelo ícone de gráfico,

Dica: Os arquivos com ícone de documento são as visões de relatório pelo Report Builder. 

Para editar informações do Dashboard, clique na "seta" sobre o gráfico desejado. 

  • Editar: Está opção deverá disponibilizar a tela de edição de Dashboard na lateral esquerda da tela, com as informações de desenvolvimento do gráfico.
  • Maximizar: Está opção deverá disponibilizar o gráfico em tela cheia. 

Dica: Para criar um gráfico de dois eixos e duas visões utilize a opções de cadastro de Dashboard "Fonte de dados Primária" e "Fonte de dados Secundária".


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CURRENT (v. 5) May 05, 2022 20:33
v. 4 Apr 16, 2021 14:07
v. 3 Nov 09, 2018 14:23
v. 2 Sep 10, 2018 16:04
v. 1 Sep 10, 2018 15:04