Essa funcionalidade consiste no acompanhamento dos resultados de informações armazenadas na aplicação a partir de gráficos dinâmicos. O Dashboard permite o acompanhamento dos dados em tempo real de acordo com a necessidade do usuário. As criações podem ocorrer a partir de visões pré-definidas no Report Builder, serviços padrões do cliente ou por desenvolvimento técnico(Customização). A partir desse módulo o usuário terá acesso as informações disponíveis na aplicação de uma forma rápida e padronizada.
Criação de Dashboard
Para iniciar a criação dos gráficos é necessário ter permissão de acesso ao módulo de "Report Builder". O módulo de Dashboard é integrado com o módulo Report Builder, por essa razão compartilha a mesma estrutura de listas e pastas.
Para criar um novo "Dashboard", selecione o botão "Novo", onde serão apresentadas as opções "Novo Dashboard", "Nova Visão" e "Nova Pasta". Selecione a opção "Novo Dashboard".
Na tela de "Novo Dashboard", descreva o nome do Dashboard e na sequência selecione a opção "Iniciar um Dashboard".
Na tela de criação, clique no botão "Adicionar", para inserir novos gráficos.
Ao selecionar o botão "Adicionar", será disponibilizada uma tela para edição, na lateral esquerda da aplicação. Nesta tela é obrigatório informar o título do gráfico e a fonte de dados. A partir do modelo de fonte de dados selecionado serão carregados os tipos de gráficos e informações obrigatórias para cada Dashboard.
Fonte de dados do gráfico
Fonte de dados refere-se a forma de criação do Dashboard. A origem de dados do gráfico pode ser configurada de 5 maneiras.
Serviço
A fonte de dados "Serviço", permite visualizar o conteúdo de uma URL, desde que a informação esteja no formato detalhado da documentação fornecida pela área técnica.
Exemplo: "https://omni-build.plusoftomni.com.br/api/test/dashboard".
Formulário
A fonte de dados "Forma" traz informações em formato widget de qualquer página externa (por exemplo: redes sociais), para usabilidade desta fonte é necessário adicionar uma chave de form criada pela área técnica Plusoft.
Por exemplo: "plusoftcrm.dashboard.forms.testeloadform".
Query
Na fonte de dados "Query" as informações são dispostas em forma de gráfico e podem apresentar dados de relatórios online e datas correntes. No campo de "Consulta SQL" deve ser adicionado a "query string" de consulta ao banco de dados. O botão Executar testa a visualização do Dashboard e retorna o cabeçalho dos campos que são necessários para o próximo passo e configuração dos campos.
Visão
Na fonte de dados "Visão" serão dispostos em gráfico informações de uma visão criada dentro da ferramenta Omni.
- Visão: Neste campo deve ser selecionada a visão base para exibição de dados no Dashboard.
- Campo Chave: Campo principal, responsável pela análise do relatório.
- Campo descrição: Neste campo deverá selecionar qual campo será utilizado para nomear os dados.
- O campo valor: Campo responsável por totalizar, valores do resultado.
- Estratégia
A fonte de dados "Estratégia", permite visualizar o conteúdo de outro sistema, desde que exista uma chave com código indicando a integração, em formato gráfico.
Tipo do gráfico
O campo "Tipo" se refere ao modelo do gráfico que será utilizado para exibição do Dashboard, a fonte de dados configurada será formatada para a apresentação no tipo de gráfico selecionado.
Modelos de gráfico disponíveis:
: Coluna 2D
: Funil 2D
: Pizza 2D
: Tabela
: 3 Eixos
Aparência do gráfico
Em Aparência, existem opções para personalização do gráfico.
- Nome lateral: exibe o nome lateral do gráfico; esta opção é limitada a alguns tipos de gráficos.
- Prefixo do valor: Este item permite adicionar prefixos de valor nos gráfico, por exemplo R$, %.
- Exibir valores no gráfico: esta opção exibe o valor do resultado no gráfico.
Detalhes do Dashboard
Depois de criar os gráficos que serão disponibilizados na tela, para configurar tempo de atualização, permissão de acesso e acessar informações referente a visão selecione o botão "Configurações".
Nesta tela de configurações é possível consultar informações referente a criação do Dashboard e selecionar o tempo de atualização dos gráficos e permissão de acesso.
Opções para tempo de atualização dos gráficos:
- Sem atualização
- 60 segundos
- 30 segundos
- 15 segundos
As opções de privacidade são:
- Público: disponível para todos os usuários da aplicação.
- Privado: disponível apenas para o usuário que gerou o Dashboard.
Opção para marcar o Dashboard como favorito.
- Marcar como favorito: Campo responsável por favoritar a visão de dashboard.
Dica: As opções de privacidade e favoritos só serão disponibilizadas para alteração do usuário proprietário do Dashboard.
Lista de Dashboard
O Dashboards disponíveis para acesso do usuário logado serão adicionados na lista, identificados pelo ícone de gráfico,
Dica: Os arquivos com ícone de documento são as visões de relatório pelo Report Builder.
Para editar informações do Dashboard, clique na "seta" sobre o gráfico desejado.
- Editar: Está opção deverá disponibilizar a tela de edição de Dashboard na lateral esquerda da tela, com as informações de desenvolvimento do gráfico.
- Maximizar: Está opção deverá disponibilizar o gráfico em tela cheia.
Dica: Para criar um gráfico de dois eixos e duas visões utilize a opções de cadastro de Dashboard "Fonte de dados Primária" e "Fonte de dados Secundária".