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Dúvida / Situação:

Como extrair dados dos atendimentos realizados através da aplicação (chat, e-mail, telefone ou mídias sociais).

Produto / Módulo / Funcionalidade:

Omni CRM > Report Builder > Minhas Visões

Solução / Resposta:

Para visualizar e extrair dados operacionais de atendimento:

  1. Acesse o Módulo Report Builder, clique em Minhas Visões e depois em Novo > Nova Visão.
    Status
    colourYellow
    titlelembrete
     
    É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.
    Image Added

  2. Selecione o 'Catalogo' que deseja exportar informações e nomeie sua visãoClique em Iniciar a Visão.
    Image Added

    Status
    colourGreen
    titleDica
     Nomeie a sua visão de acordo com a função que ela desempenha, assim ficará fácil lembrar para que serve. 
    Status
    colourBlue
    titleSugestão
     
    Caso tenha dúvida sobre qual catalogo escolher, veja o conteúdo de cada opção aqui.abaixo:

    Catálogo
    Expand
    titleOpções de Catálogos (clique aqui)

    Status
    colourYellow
    titlelembrete
    O Report Builder não fornece os resultado em porcentagem, apenas média ou numero absoluto. Alguns valores em porcentagem podem ser visualizados no Menu Dashboard

    Expand
    title
    Chat

    excerpt-include
    7.3.6.1 Catálogo Chat
    7.3.6.1

    Pasta Chat

    Catálogo Chat
    nopaneltrue

    Clique nos links abaixo para ver todos os dados disponíveis neste catalogo.

    Children Display
    page7.3.6.1

    .1 Pasta

    Catálogo Chat

    Desça até 'Validar Recebimento' e realize o teste de recebimento marcando a caixa Recebimento de e-mails e clicando em em ExecutarImage Removed. Na caixa 'Resultados' será possível identificar se o teste encontrou algum erro, seguido de um aviso vermelho no topo direito.
    Diversos resultados podem aparecer, porém os mais comuns são referentes a Credenciais de Acesso. Neste caso, entre em contato com o administrador da Caixa Postal de E-mail e confirme os seguintes itens:
  3. Usuário e Senha: devem ser iguais para as caixas externa e para a aplicação e atualizadas sempre que houver alteração.
  4. Liberação de Acesso para aplicações terceiras devem estar autorizadas na caixa externa.
  5. Autenticação de Dois Fatores (geralmente um envio de SMS ou token) deve estar desativada, pois o Omni não consegue efetuar essa confirmação.
  6. Ativação da configuração de segurança Acesso a app menos seguro.
  7. Conexão do Host ou Servidor: Os servidores de e-mails ou portas de acesso podem desatualizados ou incorretos devido a uma alteração na caixa externa ou erro de preenchimento no próprio Omni.
    StatuscolourGreentitleDica Entre em contato com o TI local de sua empresa, pois este departamento costuma centralizar a administração e configurações de segurança.
    Havendo dados a serem corrigidos, faça as alterações em 'Recebimento' e 'Envio'executando uma nova validação da conexão tanto para o recebimento como para o envio.
  8. Por fim, clique em Salvar.

Se a validação não encontrar nenhum erro, verifique o tempo parametrizado para a tarefa de importação:

Acesse o Módulo Administrador, clique em Agendador de Tarefas e depois em Painel de Controle.
StatuscolourYellowtitlelembrete É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.
Sob 'Tarefas', localize os serviços OMNI - Envio de E-mail (Distribuído) e OMNI - Leitura de E-mail (Distribuída).
StatuscolourGreentitleDica Utilize o campo de busca para facilitar a procura.
Verifique o 'Gatilho' de execução, ou seja, de quanto em quanto tempo esta tarefa será executada. Verifique também a 'Ultima Execução' da tarefa.
Se os serviços estiverem parados é necessário ativá-los e em caso de Execução Programada é necessário adequá-los ao tempo correto. Para isso, clique sob a linha que necessita de correção ajuste os campos:
  • Modo: Automático ou Manual;
  • Gatilho: Intervalo, Diário, Semanal, Mensal, Anual;
  • Tempo do Intervalo: Segundos, Minutos, Horas;
  • Intervalo: Quantidade de Segundos, minutos ou horas;
  • Notificar: para envio de notificações por e-mail em caso de falha na execução do serviço;
    StatuscolourBluetitleSugestão Você pode ajustar de acordo com suas necessidades. Para as tarefas de envio e recebimento de e-mail, recomendamos a execução a cada 15 segundos.
  • Por fim, clique em Salvar.
  • Em ultimo caso

    1. Expand
      titleE-Mail

      Excerpt Include
      7.3.6.2 Catálogo E-mail
      7.3.6.2 Catálogo E-mail
      nopaneltrue

      Clique nos links abaixo para ver todos os dados disponíveis neste catalogo.

      Children Display
      page7.3.6.2 Catálogo E-mail


      Expand
      titlePessoa

      Excerpt Include
      7.3.6.3 Catálogo Pessoa
      7.3.6.3 Catálogo Pessoa
      nopaneltrue

      Clique nos links abaixo para ver todos os dados disponíveis neste catalogo.

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      page7.3.6.3 Catálogo Pessoa


      Expand
      titleProdutos

      Excerpt Include
      7.3.6.4 Catálogo Produtos
      7.3.6.4 Catálogo Produtos
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      page7.3.6.4 Catálogo Produtos


      Expand
      titleForça de Vendas

      Excerpt Include
      7.3.6.5 Catálogo Força de vendas
      7.3.6.5 Catálogo Força de vendas
      nopaneltrue

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      page7.3.6.5 Catálogo Força de vendas


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      titleAtendimento

      Excerpt Include
      7.3.6.6 Catálogo Atendimento
      7.3.6.6 Catálogo Atendimento
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      page7.3.6.6 Catálogo Atendimento


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      titlePesquisa

      Excerpt Include
      7.3.6.7 Pesquisa
      7.3.6.7 Pesquisa
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      Children Display
      page7.3.6.7 Pesquisa


      Expand
      titleCampanha

      Excerpt Include
      7.3.6.8 Campanha
      7.3.6.8 Campanha
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      page7.3.6.8 Campanha


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      titleMídias Sociais

      Excerpt Include
      7.3.6.9 Mídias sociais
      7.3.6.9 Mídias sociais
      nopaneltrue

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      Children Display
      page7.3.6.9 Mídias sociais


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      titleWhatsApp

      Excerpt Include
      7.3.6.10 WhatsApp
      7.3.6.10 WhatsApp
      nopaneltrue

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      page7.3.6.10 WhatsApp


      Expand
      titleBase de Conhecimento

      Excerpt Include
      7.3.6.11 Base de Conhecimento
      7.3.6.11 Base de Conhecimento
      nopaneltrue



    2. O Report Builder exibirá 4 abas. Em cada uma deles, selecione os itens que deseja visualizar de dentro do catálogo escolhido na caixa de seleção esquerda. 
      Status
      colourGreen
      titleDica
       
      Clique em cada uma das abas e utilize o campo 'Pesquisar' do lado esquerdo para encontrar rapidamente o item de interesse e adicioná-lo a visão.

      1. Aba Campo: São os dados que serão visualizados. Ao incluir um item, você poderá também formatar o campo de forma numérica (quantidade de casas decimais, moeda, telefone, data, hora, entre outros) e também realizar cálculos simples (soma, contagem, média, etc).
        Status
        colourYellow
        titleLembrete
         Você poderá extrair dados de acordo com o Catalogo escolhido.
        Image Added

      2. Aba Filtro: Aqui são adicionados todos os limitadores e exceções, ou seja, condições e critérios que devem ser atendidas na sua Visão (igual a X, maior que Y, diferente de Z, é vazio, etc.).
        Para habilitar a seleção, basta clicar sob o item.
        Status
        colourRed
        titleatenção
        Os filtros 'Data e Hora atual' e 'Data atual' só podem ser utilizados com filtros diferentes de Período (entre uma janela de duas datas) para funcionamento correto da busca.
        Status
        colourYellow
        titlelembrete
        Para evitar lentidão, a ferramenta possui um limitador para evitar períodos de datas muito grandes.
        Status
        colourGreen
        titledica
        Veja o Manual completo sobre a Aba Filtro para entender cada condição disponível para sua visão.
        Image Added

      3. Aba Ordenar: Organize os dados de sua visão por ordem alfabética, cronológica ou numérica
        Status
        colourRed
        titleatenção
         
        Para que a ordenação funcione, indique nesta aba um item que foi adicionado também na aba Campo como referência de ordenação.
        Image Added

      4. Aba Visualização: Aqui será exibida uma amostra dos resultados de sua pesquisa (10 primeiros resultados) de acordo com as seleções nas abas anteriores. Confirme se a Visão atende suas necessidades antes de Salvar e se necessário, volte e altere os itens.
        Image Added

    3. Com a Visão criada, clique em Salvar e selecione o local onde deseja salvar a visão.
    4. Para extrair um relatório em "excel" ou "csv" clique em Executar e selecione a opção desejada e aguarde o download do arquivo.

    Se precisar de ajuda para encontrar uma informação específica, abra um chamado para o time de Suporte Omni CRM através do Portal do Cliente, enviado os dados abaixo:

    • Parametrizações da caixa que não está sendo importada. 
    • Print da execução de Validação de Recebimento e da execução de Validação de Envio. Isso nos ajudará a identificar mais rapidamente onde está a causa.
    • Print da Caixa de Entrada do Omni.
    • Print do tempo de execução da Tarefa de Recebimento e Envio de e-mails. Iremos confirmar se as parametrizações estão sendo obedecidas pelo sistema.Qual informação necessita e objetivo da informação. Isso nos ajudará a entender sua necessidade e encontrar a opção um filtro que a atenda.
    • Print dos resultados da Visão que você montou no Report Builder. Dessa forma conseguiremos identificar se a visão que você montou precisa de ajustes.

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