Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Incidente

Mesmo possuindo licenças disponíveis, ao cadastrar um novo usuário no módulo Administrador

Dúvida / Situação:

Ao criar um novo Usuário na aplicação, a mensagem "não há licenças de acesso disponíveis" está sendo apresentada é exibida no momento de salvar o cadastro.

Sintomas

Image Added

N/A

Mensagem de Erro

Não há licenças de acesso disponíveis.

Ambiente

Licenças nominais.

Causa

Ao observar as licenças

Análise Técnica Realizada (interno)

Verifique com o time de infra a quantidade de licenças contatadas e valide com as Ativas no ambiente de produção para verificar se o cliente realmente possui licenças disponíveis para cadastro de um novo usuário.

Se com a validação for contatado realmente o erro, é necessário validar se o form é espec ou não. Caso seja Espec, peça para a Squad validar se existe algum ponto que possa estar impactando.

Após a validação da Squad, se não for identificado nenhum ponto de impacto, é necessário direcionar para o time de produto.

Na validação do time de produto, foi constatado que haviam cadastros duplos de licenças tanto na instância quanto no apps das licenças CRM e OMNI-SFA então, para corrigir, foi instruído que as licenças Omni SFA tivessem a quantidade aumentada ou fossem inativadas pois entravam em conflito.

ideal seria cadastrar as licenças CRM dentro do apps e não deixar na instância, pois possuem dois tipo de controles distinto e por isso gera o erro.

Com relação aos módulos, quando falamos da instancia, ela é para usuário independente de módulos, quando falamos de licença por módulo, como está no apps, ele vai validar todos os usuário que tenham o modulo SFA, e não precisa estar logado, só ativo.

Solução

Para solução, foi solicitado ao time de infraestrutura a inativação das licenças Omni-SFA.

Artigos relacionados

Produto / Módulo / Funcionalidade:

Omni CRM > Administrador > Usuários

Solução / Resposta:

Está mensagem é exibida quando o cliente já está utilizando todas as licenças de usuários contratadas para a aplicação. Dessa forma, para cadastrar um usuário novo, é necessário antes excluir um usuário - geralmente um colaborador que não está mais ativo.

Confirme a quantidade de usuários ativos na sua aplicação:

  1. Acesse o Módulo Administrador, clique no Menu Usuário e na opção Usuário novamente.
    Status
    colourYellow
    titlelembrete
    É necessário que o ter acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões
    Image Added

  2. Filtre pela Situação Ativos. No rodapé da lista indicará a quantidade de usuários ativos.
    Image Added

  3. Verifique internamente quantas licenças foram contratadas por sua empresa. Se necessário, novas podem ser adquiridas via proposta comercial.
    Status
    colourBlue
    titleSugestão
    Você pode inativar usuários desnecessários para incluir novos, sem alterar a quantidade de licenças. Veja como fazer no artigo
    Usuários - Como excluir um usuário da aplicação



Artigos Relacionados

Content by Label
showLabelsfalse

max5

spacesPBCE
showSpacefalse
sortmodified
reversetrue
typepage
excludeCurrenttrue
cqllabel = "

kb-troubleshooting-article

licencas" and

type = "page" and

space =

"PBCE"

currentSpace()
labelskb-troubleshooting-article

Documentos relacionados

N/A

Page properties
hiddentrue

Metadados

  • Versão Identificada: 1.8.1309
  • Módulo: Administrador
  • Funcionalidade: Cadastro de usuário
  • Envolvidos: N/A
  • Assunto: Infraestrutura, Especificação Técnica
  • Referência Interna / Externa: N/A
  • Visibilidade: Interno
  • Governança: Experiência
Ocorrências relacionadas JiraserverPlusoft JIRAserverIdc1b58a19-405d-3ee4-867f-dae1407b9808keyCSP-6261


 

Change History

Dúvida / Situação:

Ao criar um novo Usuário na aplicação, a mensagem "não há licenças de acesso disponíveis" é exibida no momento de salvar o cadastro.
Image Added

Produto / Módulo / Funcionalidade:

Omni CRM > Administrador > Usuários

Solução / Resposta:

Está mensagem é exibida quando o cliente já está utilizando todas as licenças de usuários contratadas para a aplicação. Dessa forma, para cadastrar um usuário novo, é necessário antes excluir um usuário.

Confirme a quantidade de usuários ativos na sua aplicação:

  1. Acesse o Módulo Administrador, clique no Menu Usuário e na opção Usuário novamente.
    Status
    colourYellow
    titlelembrete
    É necessário que o ter acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões
    Image Added

  2. Filtre pela Situação Ativos. No rodapé da lista indicará a quantidade de usuários ativos.
    Image Added

  3. Verifique internamente quantas licenças foram contratadas por sua empresa. Se necessário, novas podem ser adquiridas via proposta comercial.
    Status
    colourBlue
    titleSugestão
    Você pode inativar usuários desnecessários para incluir novos, sem alterar a quantidade de licenças. Veja como fazer no artigo
    Usuários - Como excluir um usuário da aplicação



Artigos Relacionados

Content by Label
showLabelsfalse
spacesPBCE
showSpacefalse
sortmodified
reversetrue
typepage
excludeCurrenttrue
cqllabel = "licencas" and space = currentSpace()
labelskb-troubleshooting-article


 

Change History