Introdução

Com o Studio de Análise, podemos utilizar a inteligência artificial para analisar as mensagens dos usuários.

A análise realizada pela IA permite identificar e classificar as interações de acordo com modelos.

Como exemplo, podemos considerar a Análise de Sentimento, onde a IA identifica possíveis sentimentos nas interações dos usuários.

Exemplo:

  • modelo: análise de sentimento
  • fala do usuário: "Esse produto é maravilhoso!"
  • tags possíveis: positivo, negativo, neutro
  • classificação: positivo

Dessa forma, é possível observar qual o sentimento dos usuários ao serem atendidos pelo bot, facilitando a tomada de decisões estratégicas sobre as diferentes formas de abordagem e linguagem utilizadas pelo bot.

A funcionalidade do Studio de Análise está disponível no cockpit a partir da versão 9.1.56 do Backend.

Dashboard e Insights

As análises realizadas pela IA geram gráficos com diferentes visões, além de possibilitar o uso de diversos filtros para atender qualquer necessidade.

O Studio de Analise não está limitado apenas à análise de sentimento. Podemos aplicar a mesma lógica para diferentes situações.

Por exemplo, podemos utilizar a IA para classificar se os usuários estão falando sobre assuntos urgentes ou não urgentes.

Exemplo:

  • modelo: análise de urgência
  • fala do usuário: "Serviço horrível!! Fiquei furioso após descobrir que o número de rastreio não está funcionando e o meu pedido pode estar perdido. Por favor, aguardo a resposta com urgência!!"
  • tags possíveis: urgente, não urgente
  • classificação: urgente

Criação de Regras

Além de identificar sentimentos ou urgências nas falas do usuário, podemos também configurar o comportamento do bot após receber um número determinado de classificações iguais.

Por exemplo, caso o bot identifique um sentimento negativo em 3 interações consecutivas, apresentará uma mensagem pedindo desculpas e fará o direcionamento do usuário ao atendimento humano.

Essa funcionalidade permite que o atendimento seja muito mais dinâmico e com menos impactos negativos na experiência do usuário, pois, ao identificar que o cliente pode estar insatisfeito, automaticamente gera uma tratativa ao problema do usuário.

Treinar e Testar

O Studio de Análise permite o treinamento do cérebro da IA com frases e suas respectivas classificações (ex: Positivo, Negativo e Neutro), além de possibilitar a execução de testes na própria tela do cockpit.

Permitindo o treinamento e o teste em um único lugar, é possível refinar ao máximo a IA para que as classificações sejam realizadas com maior precisão.

                           

Dessa forma, podemos garantir que as análises da IA serão assertivas e os gráficos gerados no dashboard sejam confiáveis.


Veja como criar seu modelo de análise de sentimento em poucos passos utilizando o Studio de Análise.