A Mesa de Operações DPO permite que ações de consulta, anonimização, inclusão e alteração de Base Legal, Finalidade e vigência sejam feitas individualmente e em massa.
Necessita de permissão específica para acesso. No módulo ADM/Grupos de Usuário, módulo LGPD Main, opção Mesa de Operações.
Para utilizar a Mesa de Operações é necessário acessar o menu LGPD no módulo Administrador, opção Mesa de Operações.
Para iniciar a utilização da Mesa de Operações, é necessário identificar um ou mais clientes que receberão a ação através da Busca.
Campos:
- Código: código da pessoa
- Nome: nome da Pessoa
- CPF: CPF da pessoa
- DDD: DDD celular
- Telefone: número celular
- E-mail: e-mail principal
- Base Legal: combo-box obrigatório, serão apresentadas todas as opções de Base Legal e uma opção "Sem Base Legal"
- Finalidade: combo-box com as opções que tiverem vínculo cadastrado com Bases Legais
- Período: tipo de busca para vigência, opções Início ou Fim (apenas 1 opção)
- Vigência Início: a busca será realizada pela data de início da vigência
- Vigência Fim: a busca será realizada pela data de fim da vigência
- Botão Buscar: realiza a busca de acordo com campos/filtros selecionados
Botão Ações: após selecionar um ou mais Pessoas na Lista de Resultados, o botão Ações apresentará as opções: Anonimizar, Atribuir Base Legal e Finalidade e Alterar Vigência
- Anonimizar: ao selecionar uma ou mais Pessoas através do check-box da Lista de Resultados e escolher a opção Anonimizar, os dados da(s) Pessoa(a) serão anonimizados de acordo com a parametrização realizada na tabela Cadastro de Campos do módulo ADM/LGPD.
- Atribuir Base Legal e Finalidade:
Ao selecionar essa opção, será aberto um modal com combo-box para Base Legal e Finalidade, com as opções parametrizadas na tela de Cadastro de Finalidade do ADM:
- É possível atribuir mais de uma opção de Base Legal/Finalidade por registro, a nova seleção deverá ser adicionada para a Pessoa
- Ao escolher Base Legal e Finalidade será apresentada a vigência padrão cadastrada na tabela de Cadastro de Vigência, com possibilidade de alteração. Se a vigência for alterada por esta tela apenas a vigência dos registros de Pessoa selecionados receberão a alteração
- Opção Tempo de Vigência e Período
- Tempo de vigência: campo numérico de 01 a 99
- Período: dia, mês, ano
- Opção para o usuário escolher o início da vigência: se será a data da criação do registro de pessoa ou data da inclusão da Base Legal
- Botão de inserir ( + ) para que os itens selecionados sejam apresentados na grid
- Lista de Resultados para o usuário confirmar quais dados serão gravados, com os campos:
- Base Legal
- Finalidade
- Período de Vigência
- Check da indicação do início da vigência
- Botão de excluir em cada linha da grid: este botão deve ficar disponível para as linhas que ainda não foram gravadas. Observação: Bases Legais já associadas não podem ser apagadas
- Após Salvar, as linhas apresentadas na Lista de Resultados serão gravadas para as Pessoas selecionadas
IMPORTANTE: A Base Legal do tipo Consentimento não está disponível para utilização como Base Legal Padrão pois sua utilização não pode ser feita em massa e deve ser feita apenas com registro de Consentimento do titular e isso só é possível através de Opt in.
- Alterar Vigência:
Ao selecionar essa opção, será aberto um modal para alteração da data final da Vigência dos registros selecionados:
- Data final de vigência para os registros selecionados, campo obrigatório
- Botões Cancelar e Confirmar
- Caso a ação seja solicitada para Pessoas que já tenham Vigência atribuída, ao Confirmar as novas informações serão sobrepostas para as Pessoas selecionadas
Lista de Resultados após busca
Lista de Resultados:
- Check-box para marcar um ou mais Pessoas para receber Ações (botão Ações: Anonimizar, Atribuir Base Legal e Finalidade e Alterar Vigência)
- Código
- Nome
- Telefone
- Base Legal
- Finalidade
- Vigência início (data)
- Vigência fim (data)
- Botão Consultar: Ao final de cada linha de resultado o botão "Consultar" apresenta a tela de Detalhe de Pessoa
Ao clicar em Consultar, deve será apresentada tela de nome "Detalhe de Pessoa":
- Exibir Dados da Pessoa (Não editáveis)
- Código da Pessoa
- Nome
- CPF
- DDD (celular)
- Telefone (celular)
- E-mail (principal)
- Informações de Compartilhamento, conforme cadastro realizado na tabela Cadastro de compartilhamento do ADM
- Botão de Ação com as opções abaixo:
- Anonimizar (modal com mensagem de confirmação e botões Cancelar e Confirmar)
- Atribuir Base Legal e Finalidade (tela Atribuir Base Legal e Finalidade)
- Alterar Vigência (tela Alterar Vigência)
- Lista de Resultados contendo:
- Bases Legais
- Finalidade
- Vigência Início
- Vigência Fim
OBSERVAÇÃO 1: cadastros anonimizados não podem receber nenhum tipo de ação.
OBSERVAÇÃO 2: Todas as ações executadas estão disponíveis no Report Builder para extração de relatórios.
Transações
Neste menu é possível realizar o acompanhamento dos status das solicitações realizadas (ações assíncronas):
- Após realizar solicitação na tela de Mesa de Operações, os status poderão ser consultados na tela de Transações
- A tela de Transações contem filtros e botão de Busca para o usuário localizar as Transações:
- Código Pessoa
- Nome
- Combo-box com as opções das Ações LGPD:
- Anonimização
- Base Legal e Finalidade
- Vigência
- Combo-box com Status para as ações:
- Em andamento
- Concluído
- Falha
- Campos Data Início e Data Fim referentes as datas da solicitação da execução
- A lista de resultados - Histórico das Transações - contem os campos:
- Código Pessoa
- Nome
- Ação
- Data (da solicitação)
- Status: apresentado de acordo com a execução do serviço. Opções: Em andamento, Concluído ou Falha