Dúvida / Situação

A campanha programada não está sendo executada.

Produto / Módulo / Funcionalidade

Omni CRM > Administrador > Importação

Omni CRM > Campanha > Nova Campanha

Omni CRM > Administrador > Agendados de Tarefas

Solução / Resposta:

Existem algumas parametrizações que podem impactar na execução correta da campanha, verifique os seguintes itens de sua campanha:

  1. Confirme se a Importação foi realizada com sucesso acessando o Módulo Administrador, dentro do Menu Importação e clicando em Importações novamente.
    LEMBRETE É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.
  2. Localize a campanha que importou e verifique na coluna "Houve Erro" se a importação foi bem sucedida.
    DICA Utilize o campo Busca para facilitar a procura. 
  3. Se houveram erros, clique no botão Log  para exibir o erro e aplique as correções na base de dados a ser importada. 


Se não houverem erros na importação:

  1. Valide os preenchimento da campanha no Módulo Campanha > Minhas Campanhas
  2. Localize a campanha criada e clique em Editar
    DICA Utilize o campo filtro InativoAtivo para realizar a procura. 


  3. Dentro da aba Detalhes, confirme se o período de Data Inicio e Data Fim para a campanha e o botão Publicado deve ser acionado estão devidamente preenchidos.
    SUGESTÃO Evite executar campanhas com bases muito grandes para envio no mesmo dia - ou que tenha a data de encerramento muito perto da data de inicio - pois o serviço pode não conseguir importar todas as linhas antes do encerramento da campanha, gerando pendência de envio.

    O menu Detalhesconsiste no registro de informações correspondentes a uma Campanha, como a data de vigência, quem será o responsável, o total de público, valor da campanha e motivo de encerramento. Este menu é dividido em três blocos: Dados, Público  Encerramento.

    No campo em destaque, insira o nome dado a Campanha.

    Dados: 

    • Publicado: Selecione quando a campanha for publicada, ou seja, ficará disponível;
    • Grupo de campanha: Selecione em qual grupo de campanha estará vinculada. Campo obrigatório.
    • Observação: Descreva o motivo da campanha ser criada;
    • Data de início: Descreva qual a data de início da campanha;
    • Data de Fim: Descreva a data de finalização da campanha; 
    • Responsável: Selecione quem será o responsável.

    Dica: Selecionar o botão Publicado após criar e parametrizar uma jornada, pois caso utilize este botão antes da parametrização, não será mais possível alterar a jornada.

    Público:

    • População inicial: Aparecerá quantas pessoas foram vinculadas no início da campanha;
    • População Atual: Aparecerá a quantidade de pessoas foram vinculadas a campanha;
    • Valor custo estimativoDescreva o o valor estimado para campanha;
    • Valor custo atual: Descreva o o valor atual da campanha.

     Encerramento:

    • Encerrado: Selecione quando a campanha for encerrada;
    • Data: Selecione a data de encerramento da campanha;
    • Motivo: Descreva qual o motivo de encerramento da campanha.

    Dicas: Sempre que aparecer a barra vermelha em um campo, significa que é obrigatório o preenchimento; Após salvar a tela Detalhes, clique em salvar para ter acesso as próximas telas de parametrização de Campanha.

Por fim, confirme se o serviço de execução está parametrizado corretamente, para isso:

  1. Acesse o Módulo Administrador, clique em Agendador de Tarefas e depois em Painel de Controle.
    LEMBRETE 
    É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.

  2. Sob 'Tarefas', localize os serviços OMNI - CampaingOMNI - Mailing.
    DICA 
    Utilize o campo de busca para facilitar a procura.
  3. Verifique o 'Gatilho' de execução, ou seja, de quanto em quanto tempo esta tarefa será executada. Verifique também a 'Ultima Execução' da tarefa.

    AVISO Existe o limitador de 1000 registros por execução, se a campanha tiver mais de 1000 registros, é normal haver demora na execução, uma vez que a aplicação importará apenas 1000 registros por vez.

  4. Se os serviços estiverem parados é necessário ativá-los e em caso de Execução Programada é necessário adequá-los ao tempo correto. Para isso, clique sob a linha que necessita de correção ajuste os campos:
    1. Modo: Automático ou Manual;
    2. Gatilho: Intervalo, Diário, Semanal, Mensal, Anual;
    3. Tempo do Intervalo: Segundos, Minutos, Horas;
    4. Intervalo: Quantidade de Segundos, minutos ou horas;
    5. Notificar: para envio de notificações por e-mail em caso de falha na execução do serviço;
      SUGESTÃO Você pode ajustar de acordo com suas necessidades. Para as tarefas de Mailing, recomendamos a execução a cada 30 minutos.

      2.3.2.5 Quais são os serviços e tempos de execução na aplicação?
      Todos os serviços criados na aplicação, devem seguir uma regra de tempo de execução para que não apresente problemas de lentidão ou até indisponibilidade da ferramenta.

      Abaixo, todos os serviços existentes na ferramenta:

      • License Monitor Task 
        Esse serviço é responsável pela distribuição de e-mails com o prazo de licenças a expirar de acordo com o parâmetro do ADM. 
        Tempo ideal de execução: Uma vez ao dia.

      • OMNI - Chat Distributor
        Esse serviço é responsável pela distribuição de clientes nas filas e atendentes logados via Chat.
        Tempo ideal de execução: 5 segundos.

      • OMNI - Chat Abandono na Fila
        Esse serviço é responsável pela ação de remoção de clientes inativos na fila, ou seja, quando cliente está inativo ou saiu da fila o distribuidor invoca a função de abandono da fila.
        Tempo ideal de execução: 5 minutos.

      • OMNI - Leitura de e-mail
        Esse serviço é responsável pela entrega de e-mails na caixa postal Omni. Ou seja, o serviço pega os e-mails na caixa postal de origem e traz para a aplicação.
        Tempo ideal de execução: 5 minutos.

      Dica: Para casos em que existam mais de 10 caixas postais criadas, o tempo de execução pode ser de 1 minuto.

      • OMNI - Envio de e-mail
        Esse serviço é responsável pelo envio de e-mails da aplicação. Ou seja, todas as funcionalidades de envio de e-mail (Gerenciador de e-mail, correspondência, Campanha de e-mails) contam com esse serviço para que os e-mails sejam enviados aos destinatários.

      Dica: Para casos em que existam mais de 10 caixas postais criadas, o tempo de execução pode ser de 1 minuto.

      • OMNI - Followup Charge
        Esse serviço é responsável pelo envio de notificações de follow-up via e-mail.
        Tempo ideal para execução: 5 minutos.

      • OMNI - SyncCalendar
        Esse serviço é responsável pela sincronização de agendas do Gmail e Office365 com a agenda Omni.
        Tempo ideal para execução: 5 minutos.

      • OMNI - EscalationCharge
        Esse serviço é responsável pelo envio de notificações de escalonamentos na ferramenta.
        Tempo ideal para execução: 30 minutos.

      • OMNI - PurgeService
        Esse serviço é responsável pela limpeza de dados temporários da base da aplicação.
        Tempo ideal para execução: Uma vez ao dia. 

      Dica: É importante que para a execução desse serviço, a ferramenta esteja liberta de usuários. O ideal é programar o serviço para executar na madrugada. (4h da manhã por exemplo).

      • OMNI - Campaign
        Esse serviço é responsável pela distribuição das jornadas de campanha, ou seja, sem esse serviço mesmo que a campanha seja publicada o fluxo não é rodado.
        Tempo ideal para execução: Esse tempo varia de acordo com as campanhas de cada cliente


      • OMNI - Mailling 
        Esse serviço é responsável pela distribuição de mensagens para serviços específicos, ou seja, sempre que necessário enviar um e-mail de escalonamento, Conversa de Chat, ações de campanha esse serviço deve ser executado.
        Tempo ideal para execução: 30 minutos.

      • OMNI - Motivo de ocorrência em lote
        Esse serviço é responsável pelo vinculo de composições de ocorrência, ou seja, sempre que necessário realizar composições em massa esse serviço deve ser utilizado.
        Tempo ideal para execução: Esse tempo varia de acordo com as ações de cada cliente.

      • OMNI - Notificação de Vencimento de Contrato
        Esse serviço é responsável pela distribuição dos e-mails de contratos a vencer ao responsável pela oportunidade.
        Tempo ideal para execução: Uma vez ao dia.


      • Report Builder Scheduler
        Esse serviço é responsável pela distribuição dos agendamentos da visão no módulo de Repor Builder.
        Tempo ideal para execução: A partir da versão 1.8.2285 o limite para agendamento deste serviço é de 1 hora.


      • Sync Calendar
        Esse serviço é responsável pela sincronização de calendários, sem esse serviço a aplicação não conversa com as agendas externas sincronizadas. 
        Tempo ideal para execução: Uma vez ao dia.

      • OMNI - Campaign Segmentation
        Esse serviço é responsável pela 
        execução do processo em servidor background. Nas versões até 1.8.1513 o comportamento da execução carregava automaticamente a importação e a segmentação da campanha. Após esta atualização será necessário executar os serviços abaixo separadamente para que a execução seja finalizada:
        • Omni - Importação execução: para importação 
        • Omni - Campain Segmentantion: para segmentar a campanha
        Tempo ideal para execução: A cada 1 hora.

  5. Por fim, clique em Salvar 

Em ultimo caso, abra um chamado para o time de Suporte Omni CRM através do Portal do Cliente, enviado os dados abaixo:

  • Parametrizações da campanha que não está sendo importada.
  • Print da aba Detalhes do Módulo Campanha.
  • Print do tempo de execução da tarefa.

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