Dúvida / Situação:

Os e-mails na caixa postal não estão sendo importados ou enviados corretamente pelo Omni (Ex.: a caixa de entrada do Omni esta visivelmente vazia, sem novos e-mails, não está enviando nem respondendo, com um volume de importação abaixo do normal, envio de teste não foi importado).

LEMBRETE O Omni CRM realiza a importação da caixa externa. Se a caixa externa apresentar problemas de recebimento (ex.: caixa cheia, direcionamento a SPAM, ou possuir regras próprias de bloqueio) entre em contato com seu departamento de TI ou Help Desk.

ATENÇÃO A aplicação realiza a importação apenas de emails não lidos, ou seja, se o email for lido (ou aberto) na caixa externa por algum usuário, este não será importado para o Omni.

Produto / Módulo / Funcionalidade:

Omni CRM > Administrador> E-mail

Solução / Resposta:

Confirme se a demora no recebimento de e-mails deve-se ao atraso na saída do e-mail da caixa do remetente ou na importação da sua caixa externa para o Omni CRM. Considere que:

  • Data de Registro: é a data em que o Omni leu o e-mail e o importou para a aplicação.
  • Data de Recebimento: é a data em que o e-mail foi recebido na conta de e-mail, ou seja, a caixa externa que está integrada ao Omni.
  • Data de Envio: é a data que o e-mail foi enviado pelo remetente para a conta de e-mail.


Em caso de não recebimento de e-mails, valide os seguintes itens:

  1. Acesse o Módulo Administrador, clique em E-Mail e depois em Caixas de E-mail.
    LEMBRETE É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.
  2. Localize a caixa de e-mail em questão e clique em Editar.
    DICA Utilize o campo de busca para facilitar a procura.


  3. Confirme se o endereço da caixa de e-mail cadastrados nas abas Envio e Recebimento estão corretos, pois o Omni fará o envio e importação de acordo com a informação preenchida nestes campos.
  4. Havendo dados a serem corrigidos, faça as alterações em 'Recebimento' e 'Envio'
    SUGESTÃO Para mais informações sobre como cadastrar uma caixa postal, veja o Manual Como criar uma nova caixa postal?


  5. Clique em Salvar e faça uma validação da conexão tanto para o recebimento como para o envio.
    1. Desça até 'Validar Recebimento' e realize o teste de recebimento marcando a caixa Recebimento de e-mails e clicando em em Executar. Na caixa 'Resultados' será possível identificar se o teste encontrou algum erro, seguido de um aviso vermelho no topo direito.
    2. Repita o teste em na seção Envio, desta vez, marcando a caixa 'Utilizar Envio'.


  6. Diversos resultados podem aparecer, porém os mais comuns são referentes a Credenciais de Acesso e Autenticações. Neste caso, entre em contato com o administrador da Caixa Postal de E-mail e confirme os seguintes itens:
    1. Usuário e Senha: devem ser iguais para as caixas externa e para a aplicação e atualizadas sempre que houver alteração.
    2. Liberação de Acesso para aplicações terceiras devem estar autorizadas na caixa externa (gmail, outlook, office365).
    3. Desativação da configuração de segurança na caixa externa (Acesso a app menos seguro, bloqueio devido sucessivas tentativas com erro - BAD Request).
    4. Autenticação de Dois Fatores (geralmente um envio de SMS ou token) deve estar desativada, pois o Omni não consegue efetuar essa confirmação.
    5. Conexão do Host ou Servidor: Os servidores de e-mails ou portas de acesso podem desatualizados ou incorretos devido a uma alteração na caixa externa ou erro de preenchimento no próprio Omni.
      DICA Entre em contato com o TI local de sua empresa, pois este departamento costuma centralizar a administração e configurações de segurança.
      SUGESTÃO Veja os artigos de solução do Microsoft Outlook ou com o Google Mail.


Se a validação não encontrar nenhum erro, verifique o tempo parametrizado para a tarefa de importação:

  1. Acesse o Módulo Administrador, clique em Agendador de Tarefas e depois em Painel de Controle.
    LEMBRETE É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.

  2. Sob 'Tarefas', localize os serviços OMNI - Envio de E-mail (Distribuído) e OMNI - Leitura de E-mail (Distribuída).
    DICA Utilize o campo de busca para facilitar a procura.

  3. Verifique o 'Gatilho' de execução, ou seja, de quanto em quanto tempo esta tarefa será executada. Verifique também a 'Ultima Execução' da tarefa.


  4. Se os serviços estiverem parados é necessário ativá-los e em caso de Execução Programada é necessário adequá-los ao tempo correto. Para isso, clique sob a linha que necessita de correção ajuste os campos:

    1. Modo: Automático ou Manual;
    2. Gatilho: Intervalo, Diário, Semanal, Mensal, Anual;
    3. Tempo do Intervalo: Segundos, Minutos, Horas;
    4. Intervalo: Quantidade de Segundos, minutos ou horas;
    5. Notificar: para envio de notificações por e-mail em caso de falha na execução do serviço;
      SUGESTÃO Você pode ajustar de acordo com suas necessidades. Para as tarefas de envio e recebimento de e-mail, recomendamos a execução a cada 15 segundos.

  5. Por fim, clique em Salvar.

ATENÇÃO Não havendo erros (porém o destinatário continua não recebendo e-mails) ou ainda uma mensagem de endereço de e-mail destinatário inválido é exibida (sendo de conhecimento que o endereço está correto), verifique se o provedor da caixa apresenta alguma mensagem ou notificação de erro que acuse o motivo do não envio. Este tipo de bloqueio não possui relação com o Omni uma vez que usuário, senha, servidor e porta, foram autenticados corretamente.


Se necessário abra um chamado para o time de Suporte Omni CRM através do Portal do Cliente, enviado os dados abaixo:

  • Parametrizações da caixa que não está sendo importada. 
  • Print da execução de Validação de Recebimento e da execução de Validação de Envio. Isso nos ajudará a identificar mais rapidamente onde está a causa.
  • Print da Caixa de Entrada do Omni.
  • Print do tempo de execução da Tarefa de Recebimento e Envio de e-mails. Iremos confirmar se as parametrizações estão sendo obedecidas pelo sistema.

ATENÇÃO A Plusoft não tem ação na caixa postal externa. Se a caixa externa apresentar problemas de recebimento (ex.: caixa cheia, direcionamento a SPAM) entre em contato com seu departamento de TI ou Help Desk.


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CURRENT (v. 17) Oct 20, 2022 17:29

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