A Mesa de Operações DPO permite que ações de consulta, anonimização, inclusão e alteração de Base Legal, Finalidade e vigência sejam feitas individualmente e em massa.

Necessita de permissão específica para acesso. No módulo ADM/Grupos de Usuário, módulo LGPD Main, opção Mesa de Operações.

Para utilizar a Mesa de Operações é necessário acessar o menu LGPD no módulo Administrador, opção Mesa de Operações.


Para iniciar a utilização da Mesa de Operações, é necessário identificar um ou mais clientes que receberão a ação através da Busca.

Campos:

  • Código: código da pessoa
  • Nome: nome da Pessoa
  • CPF: CPF da pessoa
  • DDD: DDD celular
  • Telefone: número celular
  • E-mail: e-mail principal
  • Base Legal: combo-box obrigatório, serão apresentadas todas as opções de Base Legal e uma opção "Sem Base Legal"
  • Finalidade: combo-box com as opções que tiverem vínculo cadastrado com Bases Legais
  • Período: tipo de busca para vigência, opções Início ou Fim (apenas 1 opção)
  • Vigência Início: a busca será realizada pela data de início da vigência
  • Vigência Fim: a busca será realizada pela data de fim da vigência
  • Botão Buscar: realiza a busca de acordo com campos/filtros selecionados


Botão Ações: após selecionar um ou mais Pessoas na Lista de Resultados, o botão Ações apresentará as opções: Anonimizar, Atribuir Base Legal e Finalidade e Alterar Vigência 

  • Anonimizar: ao selecionar uma ou mais Pessoas através do check-box da Lista de Resultados e escolher a opção Anonimizar, os dados da(s) Pessoa(a) serão anonimizados de acordo com a parametrização realizada na tabela Cadastro de Campos do módulo ADM/LGPD. 

  • Atribuir Base Legal e Finalidade:


Ao selecionar essa opção, será aberto um modal com combo-box para Base Legal e Finalidade, com as opções parametrizadas na tela de Cadastro de Finalidade do ADM:

  • É possível atribuir mais de uma opção de Base Legal/Finalidade por registro, a nova seleção deverá ser adicionada para a Pessoa
  • Ao escolher Base Legal e Finalidade será apresentada a vigência padrão cadastrada na tabela de Cadastro de Vigência, com possibilidade de alteração. Se a vigência for alterada por esta tela apenas a vigência dos registros de Pessoa selecionados receberão a alteração
  • Opção Tempo de Vigência e Período
    • Tempo de vigência: campo numérico de 01 a 99
    • Período: dia, mês, ano
  • Opção para o usuário escolher o início da vigência: se será a data da criação do registro de pessoa ou data da inclusão da Base Legal
  • Botão de inserir ( + ) para que os itens selecionados sejam apresentados na grid
  • Lista de Resultados para o usuário confirmar quais dados serão gravados, com os campos:
    • Base Legal
    • Finalidade
    • Período de Vigência
    • Check da indicação do início da vigência
    • Botão de excluir em cada linha da grid: este botão deve ficar disponível para as linhas que ainda não foram gravadas. Observação: Bases Legais já associadas não podem ser apagadas
  • Após Salvar, as linhas apresentadas na Lista de Resultados serão gravadas para as Pessoas selecionadas


IMPORTANTE: A Base Legal do tipo Consentimento não está disponível para utilização como Base Legal Padrão pois sua utilização não pode ser feita em massa e deve ser feita apenas com registro de Consentimento do titular e isso só é possível através de Opt in.


    • Alterar Vigência


Ao selecionar essa opção, será aberto um modal para alteração da data final da Vigência dos registros selecionados:

  • Data final de vigência para os registros selecionados, campo obrigatório
  • Botões Cancelar e Confirmar
  • Caso a ação seja solicitada para Pessoas que já tenham Vigência atribuída, ao Confirmar as novas informações serão sobrepostas para as Pessoas selecionadas


Lista de Resultados após busca

Lista de Resultados:

  • Check-box para marcar um ou mais Pessoas para receber Ações (botão Ações: Anonimizar, Atribuir Base Legal e Finalidade e Alterar Vigência)
  • Código
  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • Base Legal
  • Finalidade
  • Vigência início (data)
  • Vigência fim (data) 
  • Botão Consultar: Ao final de cada linha de resultado o botão "Consultar" apresenta a tela de Detalhe de Pessoa


Ao clicar em Consultar, deve será apresentada tela de nome "Detalhe de Pessoa":

  • Exibir Dados da Pessoa (Não editáveis)
    • Código da Pessoa
    • Nome
    • CPF
    • DDD (celular)
    • Telefone (celular)
    • E-mail (principal)
  • Informações de Compartilhamento, conforme cadastro realizado na tabela Cadastro de compartilhamento do ADM
  • Botão de Ação com as opções abaixo:
    • Anonimizar (modal com mensagem de confirmação e botões Cancelar e Confirmar)
    • Atribuir Base Legal e Finalidade (tela Atribuir Base Legal e Finalidade)
    • Alterar Vigência (tela Alterar Vigência)
  • Lista de Resultados contendo:
    • Bases Legais
    • Finalidade
    • Vigência Início
    • Vigência Fim


OBSERVAÇÃO 1: cadastros anonimizados não podem receber nenhum tipo de ação.


OBSERVAÇÃO 2Todas as ações executadas estão disponíveis no Report Builder para extração de relatórios.


Transações


Neste menu é possível realizar o acompanhamento dos status das solicitações realizadas (ações assíncronas):

  • Após realizar solicitação na tela de Mesa de Operações, os status poderão ser consultados na tela de Transações

  • A tela de Transações contem filtros e botão de Busca para o usuário localizar as Transações:
    • Código Pessoa
    • Nome
    • Combo-box com as opções das Ações LGPD:
      • Anonimização
      • Base Legal e Finalidade
      • Vigência
    • Combo-box com Status para as ações:
      • Em andamento
      • Concluído
      • Falha
    • Campos Data Início e Data Fim referentes as datas da solicitação da execução
  • A lista de resultados - Histórico das Transações - contem os campos:
    • Código Pessoa
    • Nome
    • Ação
    • Data (da solicitação)
    • Status: apresentado de acordo com a execução do serviço. Opções: Em andamento, Concluído ou Falha