Nesse item, serão disponibilizados todas as funcionalidades disponíveis na tela Oportunidades.

Na parte superior da tela, preencha os seguintes campos de acordo com a necessidade:

  • Nome da oportunidade: Descreva o nome da oportunidade. É importante que seja um nome intuitivo, pois servirá para buscas futuras;
  • Valor: Coloque o valor da oportunidade. Esse valor é o que refletirá no Pipeline e nos relatórios, por isso é importante que seja o valor real da venda. Passível de edição a qualquer momento;
  • Conta: Identifique para qual conta (cliente) essa oportunidade será aberta. Caso você inicie uma oportunidade pela tela de Contas, esse campo já virá preenchido automaticamente;
  • Estimado: Quando incluir um produto e o mesmo tiver um valor já cadastrado na ferramenta, esse valor será carregado neste campo sem a possibilidade de edição. Ele serve para indicar qual o custo real dos produtos ofertados;
  • Score: Campo carregado automaticamente quando alguma ação na tela da oportunidade gera uma pontuação para o proprietário. Isso só ocorrerá se o score for cadastrado no módulo Administrador;
  • Desconto: Neste campo é possível colocar o desconto em reais (R$) que foi dado na oportunidade. Importante saber que esse valor do campo desconto não influencia no valor da oportunidade. É apenas um indicador de que houve um desconto na venda;
  • Nº da oportunidade: Ao salvar a oportunidade, um número será gerado automaticamente;
  • Time: Se o proprietário fizer parte de apenas um time, o campo já será carregado automaticamente. Mas se ele fizer parte de mais de uma equipe, selecione a qual equipe pertence o proprietário diante da oportunidade criada;
  • Proprietário: Selecione o dono dessa oportunidade;
  • Inicio: Essa data será carregada automaticamente quando a oportunidade for salva com a data atual;
  • Expectativa: Preencha essa data com uma data de expectativa de fechamento dessa oportunidade. Ou seja, a data que o proprietário espera fechar a venda;
  • Encerramento: Quando o status da oportunidade for "Ganha" ou "Perdida", a data de encerramento será preenchida automaticamente com a data atual;

Os botões estão detalhados no item: 5.3.2.1 Botões de ação.


Mais abaixo, temos algumas outras funções:

  • Estágios da oportunidade: Após salvar uma oportunidade, habilitará uma barra com algumas etapas que o proprietário precisa passar para que a venda seja avançada. Esses estágios, vão carregar de acordo com o "Tipo de negócio" selecionado;

Para avançar ou voltar em um estágio, basta clicar sobre ele e escolher entre "Próximo" ou "Anterior":

  • Observações: Campo descritivo para informações relevantes dessa oportunidade;
  • Tipo de Negócio: Selecione qual categoria de produtos ou serviços será ofertada nessa oportunidade. 

Dica: O combo tipo de negócio, é passível de cadastro prévio. Para mais informações, acesse: 2.16.2 Tipos de negócio.

Detalhes

  • Status: Selecione para indicar o status do estágio da oportunidade. (em andamento, aguardando confirmação, aguardando retorno...);
  • Origem da oportunidade: Selecione o item que deu origem a oportunidade. (Feiras, Eventos, Mailing, Campanhas...);

BANT

  • Orçamento: Selecione a opção que indique qual o orçamento do cliente, ou uma ideia de proporção do orçamento de acordo com o valor da oportunidade. o Intuito é ter uma ideia se o cliente tem ou não um orçamento compatível com a proposta de venda;
  • Autoridade: Selecione a opção que indique se, a pessoa com quem o proprietário está tratando a oportunidade é ou não autoridade, ou seja, se essa pessoa (cliente) é quem autoriza ou não a compra ou fechamento da oportunidade;
  • Necessidade: Selecione uma opção que indique se, o que está sendo proposto na oportunidade (produtos, serviços, valores) atende ou não a necessidade do cliente;
  • Tempo: Selecione uma opção que indique qual o período o proprietário acredita que levará a negociação da oportunidade (curto prazo, médio prazo, longo prazo...).

Dica: Todos os campos citados acima, são passíveis de cadastro prévio. Para mais informações, acesse: 2.16.7 Status2.16.11 Origem das oportunidades2.16.10 Orçamentos2.16.17 Autoridades2.16.15 Necessidades2.16.9 Tempos.

Ao lado, temos como incluir alguns outros dados sobre a oportunidade:

PRODUTO

Na tela, serão listadas opções de registro de produtos que serão ofertados na oportunidade:

  • Produto: Selecione o produto referente ao tipo de negócio selecionado, que será ofertado na oportunidade.
  • Tipo de venda: Selecione entre as opções Nova, Renovação, Ampliação e Redução:
    • Nova: Escolha essa opção, quando é a primeira venda deste produto ao cliente;
    • Renovação: Escolha essa opção, quando se tratar de uma renovação de contrato deste produto;
    • Ampliação: Escolha essa opção, quando se tratar de uma ampliação nos produtos já vendidos. 
    • Redução: Escolha essa opção, quando se tratar de uma redução de algum produto que já tenha sido vendido.
  • Vendido: Marque essa opção, quando a oportunidade for Ganha, para indicar se o produto foi vendido;
  • Quantidade: Coloque quantos produtos serão vendidos. O preço pode ser carregado automaticamente com o valor unitário do produto.
  • Preço: Esse campo pode ser carregado automaticamente (caso seja parametrizado previamente no módulo Administrador, acesse: 2.16.4.1 Como criar novas opções de Produtos?), ou preencha manualmente com o valor unitário do produto.
  • Meses de contrato: Coloque a quantidade de meses que o contrato será valido.
  • Objeção: Caso a oportunidade seja fechada (Ganha ou Perdida) e o produto não for vendido, selecione o motivo da não venda do produto.
  • Atualizar contratos: Quando alguma informação for alterada, marque essa opção para atualizar os dados no contrato.

Após preencher os campos necessários, clique em "Confirmar". Um resumo das informações salvas, será apresentado abaixo do cadastro. Caso precise editar o registro salvo, basta clicar sobre o resumo que as informações serão carregadas novamente.


CONTATO

Na tela serão listadas opções de preenchimento de pessoas que são contatos do agente comercial dentro da empresa. Ou seja, pessoas com quem eles negociam a oportunidade:

  • Contatos da conta: Nesse combo, serão carregados os contatos já cadastrados na conta do cliente. Ao selecionar, os campos serão carregados automaticamente. Caso não carregue nenhum nome no combo, ou seja necessário criar um novo contato, preencha os campos descritos abaixo.
  • Nome: Escreva o nome do contato da conta. Geralmente, é a pessoa com quem o gerente comercial trata a oportunidade.
  • Relação: Selecione qual a relação da pessoa com a empresa. (Gerente, Diretor, Funcionário...).
  • Nível de interesse: Selecione qual o interesse dessa pessoa na proposta de venda (Muito interessado, Pouco interessado).
  • Nível decisório: Selecione qual o nível de decisão de aprovação da proposta de venda que essa pessoa tem (Decisivo, Influenciador, Indiferente).
  • E-mail: Descreva o e-mail da pessoa;
  • Telefones: Descreva os telefones Comercial, Celular e/ou Residencial.

Após preencher os campos necessários, clique em "Confirmar". O cadastro ficará no histórico.

Dica: Os campos "Relação, níveis de interesse e decisório" são passíveis de cadastro prévio. Mais informações, acesse: 2.6.5 Relação entre as pessoas2.16.12 Níveis de interesse e 2.16.14 Níveis decisórios.



COMPROMISSO

Na tela serão apresentados os parâmetros para a criação de um compromisso, que serão visualizados no histórico da oportunidade e na aba Agenda.

  • Tipo de compromisso: Selecione o tipo de compromissão que será criado (Reunião, Almoço, Ligação...);
  • Status: Selecione o status dessa atividade:
    • Programado: Quando o compromisso for criado, selecione essa opção para que o evento fique "pendente" de realização;
    • Cancelado: Quando um evento já criado for cancelado, use essa opção na edição do evento.
    • Realizado: Quando um evento já criado for realizado, use essa opção na edição do evento.
  • Privado: Marque essa opção para que o evento fique visível apenas na agenda do responsável.
  • Evento: Descreva o nome do evento;
  • Responsável: O login do usuário de criação do evento, vai ser carregado automaticamente, porém caso seja necessário alteração, basta selecionar o combo.
  • Local: Descreva o local do evento (Endereço, Sala de reunião...);
  • Data e hora início: Preencha a data e a hora de inicio do evento;
  • Data e hora fim: Preencha a data e a hora de término do evento;
  • Dia todo: Marque essa opção para desabilitar os campos de hora. A ferramenta entende que o evento terá a duração do dia todo;
  • Descrição: Descreva alguma informação relevante sobre o evento.

Após preencher os campos necessários, clique em "Confirmar". O cadastro ficará no histórico.

Dica: O combo "Tipos de compromisso" é passível de cadastro prévio. Para mais informações, acesse: 2.19.6 Tipos de compromisso.


TAREFA


Na tela serão apresentados os parâmetros para a criação de uma tarefa, que serão visualizados no histórico da oportunidade e na aba "Tarefas". 

  • Tarefa: Campo preenchido automaticamente ao salvar o registro da tarefa, com um código da ferramenta;
  • Data de abertura: Campo preenchido automaticamente com a data atual do registro da tarefa;
  • Gerado por: Campo preenchido automaticamente com o login do usuário que está registrando a tarefa;
  • Tipo de tarefa: Selecione o nome da tarefa que será criada;
  • Time: Selecione a equipe que será responsável pela execução da tarefa;
  • Responsável: Selecione a equipe ou usuário que será responsável pela execução da tarefa;
  • Data prevista: A data pode ser carregada automaticamente ou ajustada manualmente pelo usuário;
  • Data efetiva: Essa data será preenchida automaticamente quando o campo "Conclusão" for preenchido, indicando a data em que a tarefa foi concluída;
  • Concluído por: O campo será preenchido automaticamente quando o campo "Conclusão" for preenchido, indicando quem concluiu a tarefa;
  • Descrição: Descreva o conteúdo da tarefa. Mensagem destinada ao usuário responsável pela tarefa, com observações ou instruções sobre a tarefa criada;
  • Conclusão: Descreva a conclusão da tarefa. Ao preencher este campo, a tarefa será encerrada. Caso queira reabri-la, use o botão "Remover conclusão".

Após preencher os campos necessários, clique em "Confirmar". O cadastro ficará no histórico e disponível na aba "Tarefas" para consulta ou resolução.

Os botões "Check-list" e "Iniciar processo", serão utilizados apenas em casos de fluxos automáticos.

Dica: Os combos "Tipo de tarefa", "Time" e "Responsável", são passíveis de cadastros prévios. Para mais informações, acesse: 2.19.7 Tipos de tarefa2.2.2 Times e 2.2.4.1 Como atribuir a funcionalidade de destinatário de pendências à um usuário?.


PARCEIRO

Na tela serão apresentados os parâmetros para o registro de parceiros de venda. Todos os envolvidos na oportunidade (vendedores, empresas parceiras...), poderão ser registrados aqui. 

  • Parceiro: Selecione o nome do parceiro;
  • Papel de parceiro: Selecione qual foi a função dele na venda;
  • Descrição: Descreva alguma observação relevante sobre o parceiro, se necessário.

Após preencher os campos necessários, clique em "Confirmar". O registro ficará disponível no histórico.

Dica: Os combos "Parceiro" e "Papel do parceiro", são passíveis de cadastros prévios. Para mais informações, acesse: 2.16.16 Parceiros e 2.16.18 Papéis de parceiro.


CONCORRENTES

Na tela, registre concorrentes que estão envolvidos na oportunidade. 

  • Concorrente: Selecione o nome do concorrente;
  • Pontos fortes: Descreva os pontos fortes do concorrente referente a oportunidade;
  • Pontos fracos:Descreva os pontos fracos do concorrente referente a oportunidade.

Após preencher os campos necessários, clique em "Confirmar". O registro ficará disponível no histórico.

Dica: O combo "Concorrente" , é passível de cadastro prévio. Para mais informações, acesse: 2.16.19 Concorrentes.


NOTAS

Na tela, descreva notas relevantes a oportunidade e/ou anexe arquivos importantes. 

  • Descrição: Descreva informações relevantes sobre assuntos relacionados a oportunidade. Abaixo, clique ou arraste um arquivo para anexar.

Após preenchimento, clique em "Confirmar". O registro ficará visível no histórico.


DESPESAS

Nesta tela, serão apresentados os parâmetros para registro de despesas da oportunidade. É útil para medir valores como: deslocamentos, refeição, estacionamento, entre outros.

  • Tipo de despesa: Selecione o nome da despesa; (Refeição, Estacionamento, Deslocamento...)
  • Quantidade: Descreva a quantidade da despesa. Por exemplo, se a despesa for "deslocamento", sinalize quantos quilômetros foram rodados no deslocamento. E em seguida, no valor, coloque o valor referente a 1 Km. O campo faz o calculo automático e apresenta o valor final no campo de "valor final".
  • Valor: Descreva o valor da despesa;
  • Valor total: Campo carregado automaticamente com o valor total da despesa, caso o campo "quantidade" seja utilizado;
  • Descrição: Campo para alguma anotação importante sobre a despesa;
  • Total de despesas: Esse campo será carregado automaticamente, com a soma de todas as despesas que forem registradas nessa oportunidade.

Ao preencher todos os campos necessários, clique em "Confirmar". Os registros ficarão salvos no histórico.


HISTÓRICO

As ações realizadas serão exibidas no histórico da oportunidade. É possível visualizar todas as ações ou filtrar por itens individuais. 

Caso precise editar qualquer registro, basta clicar em cima na informação que deseja editar, que ela será carregada na tela.

Dica: A cada edição que for feita, os cadastros no histórico vão se duplicando. Ou seja, como se trata de um histórico de ações dentro da oportunidade, todos os registros e edições, serão visíveis no histórico.

Além dos menus já explicados, ainda temos mais dois:

Em "transferências" é possível acompanhar mudanças de proprietário na oportunidade.

Em "Correspondência" deverá armazenar os e-mails recebidos, no caso de classificação de uma oportunidade via Gerenciador de e-mail.


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CURRENT (v. 5) Apr 16, 2021 13:28
v. 4 Nov 09, 2018 13:46
v. 3 Nov 09, 2018 13:41
v. 2 Sep 10, 2018 13:52
v. 1 Sep 10, 2018 13:35