Introdução
A Análise de Sentimento possibilita uma nova visão sobre os atendimentos do bot, a inteligência artificial consegue mapear qual o sentimento dos usuários em cada interação.
Dessa forma, pode-se criar diversas tratativas que serão acionadas caso o usuário realize 3 interações com o sentimento negativo, por exemplo.
Esse tipo de análise impacta diretamente na experiência do usuário, já que o bot irá identificar que o usuário está com problemas e poderá, por exemplo, realizar a transferência ao atendimento humano.
Ativação e Configuração de Regras
Para ativar a Análise de Sentimento precisamos seguir a seguinte ordem de passos:
- Ativar o Plugin;
- Criar o Modelo;
- Treinar o cérebro da IA;
- Configurar o Modelo;
- Configurar Regras.
Então, primeiro precisamos ativar o plugin do Studio de Análise:
- Acesse o Cockpit no ambiente de Homologação;
- Clique no ícone de Engrenagem e acesse a página Variáveis Globais;
- No menu lateral da tela, selecione a opção Plugins;
- Ative o plugin Studio de Análise
Dessa forma, o plugin Studio de Análise será ativado, liberando uma nova opção no menu lateral do Cockpit:
Com o modelo criado, hora de treinar o cérebro da inteligência artificial:
O Studio de Análise aceita apenas planilhas em excel do tipo .csv;
O arquivo de treinamento deve conter apenas duas colunas:
Frase
Deve conter as frases com sentimentos que deverão ser entendidas pelo bot.
Classificação manual
Deve-se indicar para o bot qual o sentimento da frase.
Para auxiliar na criação de um modelo de análise de sentimento, segue o arquivo para utilização:
Sentimentos-StudioDeAnalise.csv
É interessante que o material seja, cada vez mais, aprimorado, para que o modelo funcione perfeitamente.
Agora que você tem o arquivo com o material para treinar no bot, vamos realizar o treinamento:
- Clique em Plugins > Treinamento, no menu lateral do Cockpit;
- Verifique que a lista com os sentimentos estará aguardando treinamento;
- Clique em Iniciar Treinamento;
- Verifique que os exemplos na tela correspondem aos sentimentos;
- Clique em Salvar Treinamento.
Pronto! O cérebro da inteligência artificial está treinado.
Agora precisamos configurar o modelo, definindo em quais canais ele será aplicado e qual seu grau de confiança:
- Acesse a página Plugins > Configurar Modelo, no menu lateral do Cockpit;
- Defina qual o grau de confiança (utilizamos 70% como padrão);
- Selecione o canal que deseja implementar a análise de sentimento;
- Clique em Salvar.
Dessa forma a análise de sentimento será aplicada ao canal selecionado e irá classificar os sentimentos de acordo com seu grau de confiança.
O próximo passo é a configuração de regras. As regras servem para criar comportamentos automáticos.
(Exemplo: Após 3 interações com sentimento negativo, o usuário será direcionado para o atendimento humano)
Conforme o exemplo acima, o bot deverá direcionar o usuário à resposta de transferência (ID 1) após 3 recorrências negativas.
Certifique-se de ativar a classificação de Atendimento e de Interações, localizada na tela Plugins > Análise de Sentimento > Configurações.
Classificação na tela de atendimento
Após as configurações para ativar a Análise de Sentimento, é possível acompanhar os sentimentos dos usuários em tempo real.
Para isso, acesse a tela de Monitorar > Atendimento, no menu lateral do Cockpit.
Dashboard de Sentimento
Acompanhar os resultados da análise é super importante, por isso você pode contar com um dashboard completo, com diversos indicadores específicos para a Análise de Sentimento.
Para acessa-lo, clique em Monitorar > Análise de Sentimento, no menu lateral do Cockpit:
O dashboard conta com as informações gerais sobre os atendimentos, como a quantidade e o percentual que foi transferido ao atendimento humano, além de apresentar informações sobre o sentimento dos usuário conforme o período.
Também é possível visualizar o sentimento dos usuário de acordo com o assunto, fluxo fechado ou canal:
A visualização dos gráficos dependem dos filtros que estão ativos, veja abaixo as opções de filtro: