Incidente
Mesmo possuindo licenças disponíveis, ao cadastrar um novo usuário no módulo AdministradorDúvida / Situação:
Ao criar um novo Usuário na aplicação, a mensagem "não há licenças de acesso disponíveis" está sendo apresentada é exibida no momento de salvar o cadastro.
N/A
Mensagem de Erro
Não há licenças de acesso disponíveis.
Ambiente
Licenças nominais.
Causa
Ao observar as licenças
Análise Técnica Realizada (interno)
Verificar com o time de Infra as quantidade e tipos de Licenças Contratadas e posteriormente comparar com as Licenças Ativas no ambiente de produção. Desta forma será possível verificar se o cliente realmente possui licenças disponíveis para cadastro de novos usuários.
Se durante a validação for constatado erro, será necessário validar se o form é Espec ou Produto. Caso seja Espec, peça para a Squad validar se existe algum ponto que possa estar gerando esse comportamento.
Após a validação da Squad se não for identificado nenhum ponto de impacto, é necessário direcionar para o time de produto dar continuidade na análise.
Na validação do time de produto, foi constatado que haviam cadastros duplos de licenças tanto na instância quanto no apps das licenças CRM e OMNI-SFA então, para corrigir, foi instruído que as licenças Omni SFA tivessem a quantidade aumentada ou fossem inativadas pois entravam em conflito.
O ideal seria cadastrar as licenças CRM dentro do apps e não deixar na instância, pois possuem dois tipo de controles distintos e por isso gera o erro.
Com relação aos módulos, quando falamos da instancia, ela é para usuário independente de módulos, quando falamos de licença por módulo, como está no apps, ele vai validar todos os usuário que tenham o modulo SFA, e não precisa estar logado, só ativo.
Solução
Para solução, foi solicitado ao time de infraestrutura a inativação das licenças Omni-SFA.
Artigos relacionados
Produto / Módulo / Funcionalidade:
Omni CRM > Administrador > Usuários
Solução / Resposta:
Está mensagem é exibida quando o cliente já está utilizando todas as licenças de usuários contradas para a aplicação. Dessa forma, para cadastrar um usuário novo, é necessário antes excluir um usuário.
Confirme a quantidade de usuários ativos na sua aplicação:
- Acesse o Módulo Administrador, clique no Menu Usuário e na opção Usuário novamente.
É necessário que o ter acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.Status colour Yellow title lembrete - Filtre pela Situação Ativos. No rodapé da lista indicará a quantidade de usuários ativos.
- Verifique internamente quantas licenças foram contratadas por sua empresa. Se necessário, novas podem ser adquiridas via proposta comercial.
Você pode inativar usuários desnecessários para incluir novos, sem alterar a quantidade de licenças. Veja como fazer no artigo Usuários - Como excluir um usuário da aplicaçãoStatus colour Blue title Sugestão
Artigos Relacionados
Content by Label | ||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
|
|
Documentos relacionados
N/A
hidden | true |
---|
Metadados
- Versão Identificada: 1.8.1309
- Módulo: Administrador
- Funcionalidade: Cadastro de usuário
- Envolvidos: N/A
- Assunto: Infraestrutura, Especificação Técnica
- Referência Interna / Externa: N/A
- Visibilidade: Interno
- Governança: Experiência
Jira | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
|
Change History |
---|