Dúvida / Situação:
Ao final do atendimento chat, mesmo que a opção 'Receber conversa por e-mail' esteja selecionada, o histórico de conversa de chat não é enviado para o e-mail do cliente.
Produto / Módulo / Funcionalidade:
Omni CRM > Administrador > Chat > Filas de Chat
Omni CRM > Call Center > Chat
Solução / Resposta
Esse cenário pode ser ocasionado por falta de parametrização da fila de chat. Veja se é o caso em:
- Acesse o Módulo Administrador, clique em Chat, depois em Filas de Chat.
- Localize a Fila de Atendimento que deseja alterar e clique em Editar
. - Navegue até a aba Encerramento, e verifique se a caixa "Permitir enviar o chat por e-mail" está marcada.
- Confirme também as seguintes configurações estão corretas:
- Configuração de e-mail: Selecione a caixa postal que será usada para o envio da interação por e-mail.
- Grupos de documento: Selecione o grupo de documento para ser enviado.
- Documento: Selecione o documento que será enviado ao cliente, junto à interação.
LEMBRETE Dentro do Omni, documentos padronizados são criados para fácil acesso dos usuários e rápido envio aos clientes durante os atendimentos. Neste caso, o documento constituí o corpo do e-mail que é enviado ao cliente no final do atendimento. Já Grupos de Documentos funcionam como agrupadores para organização.
Outro ponto que deve ser verificado é se a caixa de e-mail vinculada para este envio está funcionando corretamente. Para validar:
- Acesse o módulo Administrador, clique Configurações e em seguida Configurações de e-mail.
- Confirme se o e-mail para envio de histórico cadastrado na fila de chat está na listagem.
- Se não estiver, faça a inclusão, preenchendo os campos obrigatórios.
- Se não estiver, faça a inclusão, preenchendo os campos obrigatórios.
- Se estiver, clique em Editar
- Na tela de configurações de e-mail é necessário cadastrar e validar a caixa postal que será será responsável pelo envio dos e-mails. (Para mais informações acesse: 2.20.1 Caixas de e-mail).
- Após criar e testar a caixa, vincule a caixa de e-mail criada a configuração de ficha de atendimento clicando em Editar.
Realize as configurações de módulo e parametrização de envio de e-mails conforme abaixo, lembrando que os campos com a barra lateral vermelha são de preenchimento obrigatório e clique em “Salvar”:
Campos:
- Código: gerado automaticamente ao gravar o cadastro
- Chave: cadastrar a chave da ação do serviço nativo, ou seja, a função que será acionada. Exemplo: crm.mailing.followup.details (tabela de followups)
- Configuração de e-mail: obrigatório, indica a ação do disparo. Exemplo: Omni Mailing - Ficha de Atendimento
- Caixa de e-mail: combo-box para vincular uma caixa já cadastrada (é possível selecionar entre todas já cadastradas na aplicação)
- Remetente: obrigatório, cadastrar o endereço de e-mail do remetente
- Assunto: obrigatório, cadastrar o assunto do e-mail que será disparado
- Formulário: cadastrar qual formulário deve ser usado para disparo. Exemplo: plusoftcrm.ticket.forms.details (tabela de atendimento da aplicação)
- Expirar: tempo em numeral
- Em: combo-box para escolha do período de expiração
- Data da expiração: data da expiração
- Destinatário: cadastrar para que apenas esse destinatário receba o disparo, se desejar
- Com cópia: cadastrar para que um receba cópias do disparo.
- Com cópia oculta: cadastrar para que um receba cópias ocultas dos demais destínarios do disparo.
- Módulo: combo-box para escolha do módulo que é acionado durante o serviço
- Pattern: combo-box para escolha do pattern
- Inativo: marque para inativar está parametrização
Dica: para o serviço de followup funcione corretamente, além da criação da caixa de email, utilize:
> Chave: crm.mailing.followup.details
> Formulário: plusoftcrm.ticket.forms.details
> Módulo: OMNI - Utils
> Patten: FollowupMailingStrategy- Por fim, certifique-se que o serviço de disparo de FollowUps (OMNI - Followup Charge) está corretamente configurado no Painel de Controle. (Para mais informações acesse: 2.3.2 Painel de Controle e 2.3.2.5 Quais são os serviços e tempos de execução na aplicação?).
e clique em Validar Conexão. - Após validar com sucesso, clique em Salvar.
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