Nesta aba deverá conter todos os limitadores e exceções do relatório ao executar uma visão. Para incluir informações selecione o check-box disponível no catálogo.
Ao clicar sobre um item do Filtro serão disponibilizados combos para seleção de condições e limitações do relatório. Antes de determinar as condições é necessário indicar quais critérios serão atendidos, escolhendo entre:
- Todas as condições devem ser atendidas: Essa opção, define que todas os critérios que forem inseridos nesse filtro, terão que ser validados para que o filtro seja efetivo.
- Quaisquer condições podem ser atendidas: Essa opção define que algum critério inserido no filtro deve ser validado, para que o filtro seja efetivo. Ou seja, não é a combinação de todos os critérios.
Ao selecionar um modelo de condição, serão habilitados filtros para inclusão da condição.
- Igual a: Este campo realiza a busca exata do item adicionado.
Ex: Se, o campo informado for “LÁPIS AZUL”, o sistema deverá filtrar apenas informações que tiverem como descrição a palavra “LÁPIS AZUL”.
- Maior que: Este campo realiza uma busca por valores maiores que o indicado.
Ex: Ao informarmos, em valor, a data do atendimento, o sistema exibirá todos os atendimentos realizados a partir do dia seguinte ao que foi informado.
- Maior ou igual a: Este campo realiza uma busca por valores maiores e iguais ao indicado.
Ex: Ao informarmos, em valor, a data do atendimento, o sistema exibirá todos os atendimentos realizados a partir da data informada.
- Menor que: Este campo realiza uma busca por valores menores que o indicado.
Ex: Ao informarmos, em valor, a data do atendimento, o sistema exibirá, retroativamente, todos os atendimentos realizados a partir do dia anterior ao que foi informado.
- Menor ou igual a: Este campo realiza uma busca por valores menores e iguais ao indicado.
Ex: Ao informarmos, em valor, a data do atendimento, o sistema exibirá todos os atendimentos anteriores, a partir da data informada.
- Começa com: Este campo realiza uma busca dos itens que iniciarem com o valor informado.
Ex: Ao informarmos o nome
- Contém: Este Campo permite que o usuário selecione mais de um informação de um mesmo campo para a gerar o relatório.
Ex: Selecionado o campo Estado de Ânimo, o usuário poderá escolher a opção “AMISTOSO” e “AGRESSIVO”. O sistema exibirá um relatório apenas com estados de ânimo iguais a “AMISTOSO” e “AGRESSIVO”.
- Termina com: Este campo realiza uma busca dos itens que terminarem com o valor informado.
Ex: Ao informarmos o nome Mendes, o sistema devera exibir os consumidores que tenham o nome Mendes como seu último nome.
- Diferente de: Este campo realiza uma busca diferente do item selecionado.
Ex: Ao selecionarmos forma de contato Diferente de e-mail, o sistema realizará a busca de todos os atendimentos, exceto aqueles que tiverem e-mail como forma de contato.
- É vazio: Este campo realiza uma busca de informações que não foram preenchidas.
Ex: Ao filtrarmos por estado de ânimo, e utilizarmos o operador Vazio, o sistema realizará uma busca de todos os atendimentos em que o estado de ânimo do contato não foi selecionado.
- Não é vazio: Este campo realiza uma busca de informações que foram preenchidas.
Ex: Ao filtrarmos por Estado de Ânimo, e utilizarmos o operador Não é Vazio, o sistema realizará uma busca de todos os atendimentos em que o estado de ânimo foi selecionado.
- Não contém: Este campo permite que o usuário exclua do resultado vários Itens de um mesmo campo para a emissão do relatório.
Ex: Selecionado o campo Estado de Ânimo, o usuário poderá escolher a opção Não Em “AMISTOSO” e Não em “AGRESSIVO”, ou seja, o sistema exibirá um relatório apenas com estados de ânimo diferentes de “AMISTOSO” e “AGRESSIVO”.
Após selecionar a condição descreva ou selecione o campo que deseja incluir a condição.
Após inserir a condição desejada clique em "Adicionar Filtro", para incluir novas condições a visão.
A opção de "Adicionar Filtro Fixo" deve ser selecionada para inclusão de informações padronizadas que serão disponibilizadas apenas para seleção.
Os filtros Data e Hora atual e Data atual só podem ser utilizados com filtros diferentes de Período para funcionamento correto da query.
Os demais filtros (abaixo) só podem ser utilizados com campos de data e filtro de Período, para que a query seja montada corretamente.
- Dia atual
- Semana atual
- Mês atual
- Mês anterior
- Dia anterior
- Últimos 30 dias
- Últimos 7 dias
- Últimas 24 horas
Dica: os campos de data e hora facilitam a criação de relatórios diários e Dashboard, sempre que utilizados deverão apresentar resultados do período de extração ou visualização.
A opção de "Adicionar Constante" deve ser utilizada para inclusão de chaves especificas para o filtro de Dashboard.
A opção de "Excluir" deve ser utilizada sempre que necessário remover uma condição da visão.
A partir da versão 1.8.2285 os filtros são obrigatórios para agendamentos no Report, mediante parametrização.