Dúvida / Situação:

O módulo de atendimento - e-mail, mídia sociais, chat - apresenta demora na importação de novos contatos ou atendimentos (tickets) para o time.

Produto / Módulo / Funcionalidade:

Omni CRM > Administrador> Agendador de Tarefas

Solução / Resposta:

Pode ser que a tarefa de importação de novos atendimentos esteja com falha ou com um tempo de execução muito longo, causando a impressão de atraso. 

ATENÇÃO Para problemas no Envio ou Recebimento de E-mails, especificamente, veja o processo E-mail - Demora ou Não Recebimento/Envio de Emais para solucionar possíveis erros de credenciais de acesso da ferramenta Omni a sua caixa postal de e-mail.

Para verificar o tarefa de importação de chats e redes sociais, verifique o tempo parametrizado no Painel de Controle:

  1. Acesse o Módulo Administrador, clique em Agendador de Tarefas e depois em Painel de Controle.
    LEMBRETE É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.

  2. Sob 'Tarefas', localize os serviços de distribuição e importação. 
    DICA Utilize o campo de busca para facilitar a procura.

    Todos os serviços criados na aplicação, devem seguir uma regra de tempo de execução para que não apresente problemas de lentidão ou até indisponibilidade da ferramenta.

    Abaixo, todos os serviços existentes na ferramenta:

    • License Monitor Task 
      Esse serviço é responsável pela distribuição de e-mails com o prazo de licenças a expirar de acordo com o parâmetro do ADM. 
      Tempo ideal de execução: Uma vez ao dia.

    • OMNI - Chat Distributor
      Esse serviço é responsável pela distribuição de clientes nas filas e atendentes logados via Chat.
      Tempo ideal de execução: 5 segundos.

    • OMNI - Chat Abandono na Fila
      Esse serviço é responsável pela ação de remoção de clientes inativos na fila, ou seja, quando cliente está inativo ou saiu da fila o distribuidor invoca a função de abandono da fila.
      Tempo ideal de execução: 5 minutos.

    • OMNI - Leitura de e-mail
      Esse serviço é responsável pela entrega de e-mails na caixa postal Omni. Ou seja, o serviço pega os e-mails na caixa postal de origem e traz para a aplicação.
      Tempo ideal de execução: 5 minutos.

    Dica: Para casos em que existam mais de 10 caixas postais criadas, o tempo de execução pode ser de 1 minuto.

    • OMNI - Envio de e-mail
      Esse serviço é responsável pelo envio de e-mails da aplicação. Ou seja, todas as funcionalidades de envio de e-mail (Gerenciador de e-mail, correspondência, Campanha de e-mails) contam com esse serviço para que os e-mails sejam enviados aos destinatários.

    Dica: Para casos em que existam mais de 10 caixas postais criadas, o tempo de execução pode ser de 1 minuto.

    • OMNI - Followup Charge
      Esse serviço é responsável pelo envio de notificações de follow-up via e-mail.
      Tempo ideal para execução: 5 minutos.

    • OMNI - SyncCalendar
      Esse serviço é responsável pela sincronização de agendas do Gmail e Office365 com a agenda Omni.
      Tempo ideal para execução: 5 minutos.

    • OMNI - EscalationCharge
      Esse serviço é responsável pelo envio de notificações de escalonamentos na ferramenta.
      Tempo ideal para execução: 30 minutos.

    • OMNI - PurgeService
      Esse serviço é responsável pela limpeza de dados temporários da base da aplicação.
      Tempo ideal para execução: Uma vez ao dia. 

    Dica: É importante que para a execução desse serviço, a ferramenta esteja liberta de usuários. O ideal é programar o serviço para executar na madrugada. (4h da manhã por exemplo).

    • OMNI - Campaign
      Esse serviço é responsável pela distribuição das jornadas de campanha, ou seja, sem esse serviço mesmo que a campanha seja publicada o fluxo não é rodado.
      Tempo ideal para execução: Esse tempo varia de acordo com as campanhas de cada cliente


    • OMNI - Mailling 
      Esse serviço é responsável pela distribuição de mensagens para serviços específicos, ou seja, sempre que necessário enviar um e-mail de escalonamento, Conversa de Chat, ações de campanha esse serviço deve ser executado.
      Tempo ideal para execução: 30 minutos.

    • OMNI - Motivo de ocorrência em lote
      Esse serviço é responsável pelo vinculo de composições de ocorrência, ou seja, sempre que necessário realizar composições em massa esse serviço deve ser utilizado.
      Tempo ideal para execução: Esse tempo varia de acordo com as ações de cada cliente.

    • OMNI - Notificação de Vencimento de Contrato
      Esse serviço é responsável pela distribuição dos e-mails de contratos a vencer ao responsável pela oportunidade.
      Tempo ideal para execução: Uma vez ao dia.


    • Report Builder Scheduler
      Esse serviço é responsável pela distribuição dos agendamentos da visão no módulo de Repor Builder.
      Tempo ideal para execução: A partir da versão 1.8.2285 o limite para agendamento deste serviço é de 1 hora.


    • Sync Calendar
      Esse serviço é responsável pela sincronização de calendários, sem esse serviço a aplicação não conversa com as agendas externas sincronizadas. 
      Tempo ideal para execução: Uma vez ao dia.

    • OMNI - Campaign Segmentation
      Esse serviço é responsável pela 
      execução do processo em servidor background. Nas versões até 1.8.1513 o comportamento da execução carregava automaticamente a importação e a segmentação da campanha. Após esta atualização será necessário executar os serviços abaixo separadamente para que a execução seja finalizada:
      • Omni - Importação execução: para importação 
      • Omni - Campain Segmentantion: para segmentar a campanha
      Tempo ideal para execução: A cada 1 hora.


  3. Verifique o 'Gatilho' de execução, ou seja, de quanto em quanto tempo esta tarefa será executada. Verifique também a 'Ultima Execução' da tarefa.


  4. Se os serviços estiverem parados é necessário ativá-los e em caso de Execução Programada é necessário adequá-los ao tempo correto. Para isso, clique sob a linha que necessita de correção ajuste os campos:

    1. Modo: Automático ou Manual;
    2. Gatilho: Intervalo, Diário, Semanal, Mensal, Anual;
    3. Tempo do Intervalo: Segundos, Minutos, Horas;
    4. Intervalo: Quantidade de Segundos, minutos ou horas;
    5. Notificar: para envio de notificações por e-mail em caso de falha na execução do serviço;
      SUGESTÃO Você pode ajustar de acordo com suas necessidades. Veja as recomendações da da Plusoft no Manual Quais são os serviços e tempos de execução na aplicação?

  5. Por fim, clique em Salvar.


Se isso não resolver o problema, abra um chamado para o time de Suporte Omni CRM através do Portal do Cliente, enviado os dados abaixo:

  • Qual a fila ou importação que não está sendo realizada de forma correta.
  • Print do tempo de execução da Tarefa de Importação que não está sendo realizada. Iremos confirmar se as parametrizações estão sendo obedecidas pelo sistema.

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CURRENT (v. 1) Jan 19, 2022 22:06