A definição de regras, consiste em um conjunto de parâmetros, condições e ações de uma determinada caixa postal. Ao definir uma regra, é possível definir critérios e ações de forma automática. 

Para criar uma nova regra, na tela de Caixa de E-mail, navegue até a tabela de "Regras" e clique em "Novo":

Na tela de regras preencha o campo de descrição, para nomear a regra criada e preencha a sequência de execução da regra. (No caso da criação de mais de uma regra, o sistema respeitará a sequência preenchida) e em seguida, no combo critério defina:

  • Se todas as condições forem satisfeitas: Ao escolher essa opção, a regra só funcionará se TODOS os critérios criados forem satisfatórios no e-mail.
  • Se alguma condição for satisfeita: Ao escolher essa opção, a regra funcionará se um dos critérios criados forem satisfatórios, não sendo necessário validar todos os critérios.
  • Se nenhuma condição for satisfeita: Ao escolher essa opção, a regra funcionará se NENHUM dos critérios criados forem satisfatórios.

Após preencher todos os campos necessários clique em "Salvar".

 

Depois de salvar, clique no botão "Editar" para parametrizar ações e critérios desta regra.

Para criar um critério, clique no botão "Novo" :

Na tela de cadastro, preencha os campos para parametrização:

  • Sequência: Determinará a ordem de execução das condições do critério (1, 2 3...).
  • Campo de E-mail: Escolha em qual parte da mensagem a condição será executada (Assunto, Mensagem, Hora de recebimento entre outros).
  • Critério: Escolha o critério a ser usado para a condição (Contém, Diferente de, Maior, Menor que entre outros).
  • Valor: Descreva conforme a opção selecionada no combo Campo. (Assunto: Reclamação; Mensagem: Reclam; Hora de Recebimento: 00:00, entre outros).

Após clique no botão "Salvar":

Após definir quais os critérios utilizados na regra, é necessário listar as condições e ações que a regra irá tomar, para criar condições na mesma tela de edição da regra clique em "Novo".

Na tela de cadastro, preencha os campos para parametrização:

  • Sequência: Determinará a ordem de execução das ações da regra (1, 2 3...).
  • Ação desejada: Determine nesse campo qual ação a regra deverá tomar caso a condição seja encontrada (Excluir, Encaminhar, Responder, Mover para pasta, entre outros).
  • Valor da ação: Descreva ou selecione, valor de resposta para ação selecionada. (Responder: selecionar documento; Mover para pasta: selecionar pasta, entre outros).

Após clique no botão "Salvar":

Dica: No caso da criação de diversas ações para uma mesma regra, atente-se na sequência que elas irão seguir. É preciso existir uma ordem lógica de execução. 

Para finalizar a configuração da regra, clique em "Salvar":



Dica: Foi adicionada regra de validação para rotina de respostas automáticas de e-mail, sendo assim sempre que o destinatário for igual ao remetente, o envio de resposta automática será cancelado, caso utilizado o critério #TRAVA#. Atualização sobre Trava de e-mail na regra disponível para consulta no release de versão V1.6/Novembro: Gerenciador de E-mail - Melhorias - Nov/2017 - V1.6.


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CURRENT (v. 5) Sep 15, 2021 18:12
v. 4 Sep 15, 2021 18:10
v. 3 Apr 16, 2021 09:39
v. 2 May 23, 2018 12:43
v. 1 Mar 01, 2018 11:46