Dúvida / Situação:

Como habilitar o envio uma pesquisa de satisfação na resposta dos e-mails através de um link ou botão de redirecionamento.

Produto / Módulo / Funcionalidade:

Omni CRM > Administrador > Pesquisa

Omni CRM > Administrador > Gestão de Documentos


Solução / Resposta:

Para habilitar o envio de pesquisas através de e-mail, primeiro é preciso que tenha criado uma pesquisa na ferramenta através do Módulo Administrador > Menu Pesquisa > Pesquisa.

Para criar um novo registro, na tabela de "Pesquisa" clique no botão "Novo"

Após selecionar o botão "Novo", será disponibilizada uma tela para inclusão do nome interno da pesquisa. Descreva o nome da pesquisa e clique em "Salvar".

Na tela da pesquisa, é possível criar o cabeçalho com uma breve introdução sobre a pesquisa e o rodapé com agradecimento, assinatura ou logo da empresa. 

Preencha o Título externo da Pesquisa. Este é o nome que será apresentado o formulário.


Ao clicar em "Editar cabeçalho" ou "Editar Rodapé" na tela de edição descreva as informações necessárias e na sequência clique em "Salvar".

Para a criação das questões, serão disponibilizados vários modelos de questões:

Para os modelos Múltipla escolha e Sim/Não, há a opção de apresentação das questões na horizontal.

Para adicionar uma questão a pesquisa, basta selecionar e arrastar a questão desejada ao espaço de edição:

Ao adicionar o tipo de questão a pesquisa ao lado esquerdo da tela será disponibilizada uma tela para preenchimento da pergunta e inclusão de suas respostas. 

Depois de preencher as questões da pesquisa, selecione a aba "Detalhes" para inserir:

Observação: campo interno para descrição

Inativo: marcar para inativar a Pesquisa 

Múltiplas respostas: marcar para permitir que um mesmo ID responda a pesquisa mais de uma vez

Landing Page: marcar para habilitar a pesquisa para o formato landing page

Editar número das perguntas: marcar para habilitar a edição da numeração das perguntas na tela de Edição

Questões por página: sinalizar quantas questões por página devem ser apresentadas

Data início e data encerramento: campos obrigatórios para a validade da Pesquisa



Paginação (Questões por Página):

Permite cadastrar a limitação da quantidade de questões por página com opção de Avançar:

  • Para celular será automática a visualização de uma questão por página
  • Para pesquisas com opção de paginação marcadas, o texto do Rodapé será exibido na última página automaticamente, após enviar
    • Quando houver texto de Finalização da Pesquisa na opção de Avançado, este texto será apresentado ao final da Pesquisa. Quando não houver, será apresentado o texto do rodapé

Após a criar a pesquisa, clique em "Salvar" para armazenar as informações no banco de dados e "Publicar" para disponibilizar a pesquisa nos canais de comunicação disponíveis. 

SUGESTÃO Veja todas as funcionalidades do Menu Pesquisa.


Com a pesquisa criada na base de dados da aplicação, faça o vínculo do documento para seleção do usuário do momento do atendimento. Para isso:

  1. Acesse o Módulo Administrador e, dentro do Menu Gestão de Documentos, clique em Documentos.


  2. Clique em Novo e preencha os seguintes campos:
    1. Grupo de Documento: Selecione o grupo onde a pesquisa será salva. 
      DICA Agrupe todas as pesquisas em um único grupo de documentos, mantendo assim o seu ficheiro organizado. Veja mais no Manual Como criar um grupo de documentos?
    2. Descrição: É o nome que o usuário irá ver para selecionar a 'Documento' durante o atendimento.
    3. Chat/E-mail/Ocorrência/Mídias Sociais / WhatsApp: Selecione os canais que gostaria que a pesquisa esteja disponível para seleção durante o atendimento.
      LEMBRETE Ao selecionar a opção 'E-mail', um novo campo Assunto será habilitado: Trata-se do título do e-mail que seu cliente receberá e deve ser preenchido. 
    4. Bloquear Alteração: Marque para impedir que as informações do documento - no caso a pesquisa - sejam editadas pelo usuário.
    5. Inativo: Caso a pesquisa ainda não deva ser utilizada, marque está caixa.
    6. Grupo de Campo EspecialSelecione a opção 'Links'.
    7. Campo especial: Selecione 'Link da Pesquisa'.
  3. Clique em Incluir . Na Caixa de Edição abaixo, é possível um código será adicionado. Este código não deve ser editado pois a ferramenta irá utilizá-lo para criar o link de direcionamento da pesquisa.
  4. Ainda na Caixa de Edição abaixo do botão Incluir, é possível incluir um texto - antes ou depois do código - que convide o cliente a responder a pesquisa.
    DICA Utilize os recursos de edição para incluir negritos, imagens, etc.
    ATENÇÃO O código inserido pela ferramenta não deve ser editado pois isso implicará em erro no direcionamento quando o cliente clicar.


  5. Clique em Salvar .
  6. A partir deste momento, basta que o usuário, durante o atendimento, marque a opção 'Enviar por e-mail, selecione a Pesquisa, o Documento e a Caixa Postal de envio.


Caso necessite de ajuda com está parametrização, abra um chamado para o time de Suporte Omni CRM através do Portal do Cliente.


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CURRENT (v. 2) Dec 02, 2021 14:57

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