Dúvida / Situação:
Após a criação de uma ocorrência ou follow-up, o time responsável não recebe a notificação de pendência por e-mail, embora a opção de 'Envio por E-mail' tenha sido selecionada pelo agente.
Produto / Módulo / Funcionalidade:
Omni CRM > Módulo Administrador > Agendador de Tarefas > Painel de Controle
Omni CRM > Módulo Administrador > Ocorrência > Motivos de Ocorrência
Omni CRM > Módulo Administrador > Usuário > Times
Omni CRM > Módulo Administrador > Ocorrência > Follow-Up
Solução / Resposta:
Existem alguns pontos que podem estar atrapalhando o disparo das notificações. Verifique os seguintes pontos:
- Acesse o Módulo Administrador, clique em Agendador de Tarefas e depois em Painel de Controle.
- LEMBRETE É necessário que o usuário tenha acesso ao módulo da aplicação. Veja mais em Permissões.
- Sob 'Tarefas', localize o serviço 'FollowUp Charge' e 'OMNI - Mailling'
DICA Utilize o campo de busca para facilitar a procura. - Verifique o 'Gatilho' de execução, ou seja, de quanto em quanto tempo esta tarefa será executada. Verifique também a 'Ultima Execução' da tarefa.
- Se os serviços estiverem parados é necessário ativá-los e em caso de Execução Programada é necessário adequá-los ao tempo correto. Para isso, clique sob a linha que necessita de correção ajuste os campos:
- Modo: Automático ou Manual;
- Gatilho: Intervalo, Diário, Semanal, Mensal, Anual;
- Tempo do Intervalo: Segundos, Minutos, Horas;
- Intervalo: Quantidade de Segundos, minutos ou horas;
- Notificar: para envio de notificações por e-mail em caso de falha na execução do serviço;
SUGESTÃO Recomendamos para este serviço a execução Automática a cada 10 minutos. Veja as outras recomendações da Plusoft no Manual Quais são os serviços e tempos de execução na aplicação?
- Por fim, clique em Salvar
Se os disparos por e-mail ainda não funcionam, veja se as parametrizações de time e ocorrência estão corretas para envio e recebimento de notificações:
- Acesse o Módulo Administrador, clique em Usuário e depois em Times.
- Na lista de times, localize o time que deveria receber as notificações e clique em Editar
DICA Você pode utilizar a caixa de Busca. . - Verifique se o endereço de e-mail está correto e a se a caixa time destinatário está marcada.
- Se for necessário corrigir informações, clique em Salvar
- Se for necessário corrigir informações, clique em Salvar
- Ainda no Módulo Administrador, acesse agora o Menu Ocorrência e clique em Eventos de Follow-Up.
- Localize o Evento de Follow cujo envio está com falha e clique em Editar .
- Verifique se os campos Time e Tipo de Notificação estão corretamente preenchidos, sendo que:
- Time: Equipe responsável pela tratativa do follow-up;
- Responsável: Usuário ou equipe responsável pela tratativa do follow-up;
- Tipo de Notificação: selecionar esse campo sempre que necessário enviar uma notificação do Follow-up por e-mail;
- Se for necessário corrigir informações, clique em Salvar
Confirme se a parametrização da Caixa de e-mail de disparo do followup está correta:
- Na tela de configurações de e-mail é necessário cadastrar e validar a caixa postal que será será responsável pelo envio dos e-mails. (Para mais informações acesse: 2.20.1 Caixas de e-mail).
- Após criar e testar a caixa, vincule a caixa de e-mail criada a configuração de ficha de atendimento clicando em Editar.
Realize as configurações de módulo e parametrização de envio de e-mails conforme abaixo, lembrando que os campos com a barra lateral vermelha são de preenchimento obrigatório e clique em “Salvar”:
Campos:
- Código: gerado automaticamente ao gravar o cadastro
- Chave: cadastrar a chave da ação do serviço nativo, ou seja, a função que será acionada. Exemplo: crm.mailing.followup.details (tabela de followups)
- Configuração de e-mail: obrigatório, indica a ação do disparo. Exemplo: Omni Mailing - Ficha de Atendimento
- Caixa de e-mail: combo-box para vincular uma caixa já cadastrada (é possível selecionar entre todas já cadastradas na aplicação)
- Remetente: obrigatório, cadastrar o endereço de e-mail do remetente
- Assunto: obrigatório, cadastrar o assunto do e-mail que será disparado
- Formulário: cadastrar qual formulário deve ser usado para disparo. Exemplo: plusoftcrm.ticket.forms.details (tabela de atendimento da aplicação)
- Expirar: tempo em numeral
- Em: combo-box para escolha do período de expiração
- Data da expiração: data da expiração
- Destinatário: cadastrar para que apenas esse destinatário receba o disparo, se desejar
- Com cópia: cadastrar para que um receba cópias do disparo.
- Com cópia oculta: cadastrar para que um receba cópias ocultas dos demais destínarios do disparo.
- Módulo: combo-box para escolha do módulo que é acionado durante o serviço
- Pattern: combo-box para escolha do pattern
- Inativo: marque para inativar está parametrização
Dica: para o serviço de followup funcione corretamente, além da criação da caixa de email, utilize:
> Chave: crm.mailing.followup.details
> Formulário: plusoftcrm.ticket.forms.details
> Módulo: OMNI - Utils
> Patten: FollowupMailingStrategy- Por fim, certifique-se que o serviço de disparo de FollowUps (OMNI - Followup Charge) está corretamente configurado no Painel de Controle. (Para mais informações acesse: 2.3.2 Painel de Controle e 2.3.2.5 Quais são os serviços e tempos de execução na aplicação?).
Verifique a parametrização da Ocorrencia.
- Uma última parametrização que pode ser realizada é no Módulo Administrador, dentro do Menu Ocorrência na opção Motivos de Ocorrência.
- Recrie a composição de ocorrência cujo envio está com falhas e clique em Buscar
- No resultado encontrado, clique em Editar
- Se for necessário corrigir informações, clique em Salvar .
. Navegue a ate a sessão Geral e verifique se o time correto está selecionado para receber a ocorrência.
Caso nenhuma das parametrizações acima resolva o problema, abra um chamado para a Suporte da Plusoft, indicando:
- Print do agendador de tarefas indicando o tempo de execução da tarefa de envio.
- Qual a composição de ocorrência ou follow-up e time que deveria receber a notificação via e-mail.
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