Dúvida / Situação:

Um determinado usuário - time ou grupo de usuários - está sem acesso (para visualizar ou editar) a determinado módulo ou funcionalidade da aplicação.

Pode ser que a mensagem abaixo seja exibida ou que o botão de acesso simplesmente esteja indisponível para clique.

Produto / Módulo / Funcionalidade:

Omni CRM > Administrador > Usuários > Grupo de Usuários > Permissões

Solução / Resposta:

Como regra da ferramenta, as permissões só podem ser atribuída as grupos e não individualmente. Isso facilita na movimentação de colaboradores, uma vez que as permissões já estarão parametrizadas.
DICA Um grupo pode ser formado por apenas um Usuário.

Acesse o Módulo Administrador e em seguida o Menu Usuário.

Para criar um novo registro, na tabela de "Usuários" clique no botão "Novo"

Na tela de cadastro, preencha os campos necessários no bloco de Informações Cadastrais. Para que o usuário tenha acesso à aplicação, é necessário preencher os campos: Nome do usuário, e-mail ou login, senha, confirmação de senha e Idioma.

 

O segundo bloco de Credenciais de provedores de Acesso, deverá habilitar o botão de associação do login federado. Mais informações: 2.2.5.1 Como cadastrar um provedor de acesso/Login Federado?

O Terceiro bloco de Informações Complementares, consiste no cadastro de informações adicionais ao registro do usuário, como vinculo de gerente para que o mesmo receba notificações via e-mail de ocorrências em atraso. (Campo opcional).

Dica: Para que o nome do Gerente seja carregado no combo, o mesmo precisa ser cadastrado como um usuário na aplicação. 

O campo Qtde. Máxima de chat deverá ser preenchido caso o usuário realize atendimentos via chat. Os demais campos, são de preenchimento opcional, apenas para efeito de registro e controle de dados do usuário.

Depois de finalizar o preenchimento dos bloco de Informações cadastrais e Informações Complementares, clique em "Salvar" ou "Salvar e Novo".

 Após salvar o registro, clique em editar usuário, para habilitar algumas funções. 

O quarto bloco de Informações de acesso, deverá carregar dados como: Data do Último Acesso, Data do Bloqueio de Acesso (caso o usuário exceda o número de tentativas de acesso), entre outras informações de forma automatica, além da opção onde é possível de Bloquear ou desbloquear o acesso do usuário à aplicação. 

Os blocos Times e Grupos de Usuário, serão habilitados para a associação do usuário aos Times e Grupos, ( Processo de associação detalhado nas tabelas 2.2.1 Grupo de usuário e 2.2.2 Times) além de exibir informações de associações disponíveis para este usuário.

Após preencher todos os dados necessário clique em "Salvar" ou "Salvar e Novo".

A partir da versão 1.8.2424 é possível escolher mais de um Time simultaneamente para o usuário em edição:


Acesse o Módulo Administrador e em seguida o Menu Usuário.

Para criar um novo registro, na tabela de "Grupos de Usuário" clique no botão "Novo"

Na tela de cadastro preencha os campos indicados com a barra lateral vermelha (campos obrigatórios) e em seguida clique em "Salvar e Novo" ou "Salvar".


Para vincular um usuário ao Grupo é necessário editar o registro de Grupo de Usuário. Em seguida, é possível visualizar os usuários já vinculados ao grupo ou associar novos. 

Na tela de edição clique em "Associar", para vincular os usuários que serão permissionados junto ao grupo. 


Uma tela para seleção do usuário será disponibilizada, selecione o usuário e na sequência clique em "Salvar"



Com os usuários criados e vinculados, ajuste as permissões do grupo:
ATENÇÃO Apenas um usuário com acesso de 'usuário administrador' (ou que faça parte do Grupo Omni Admin) pode realizar este tipo de parametrização. Para descobrir se você faz parte deste grupo, acesse a área Perfil do Usuário

Para ajustar o permissionamento:

  1. Acesse o Módulo Administrador e em seguida o Menu Usuário, na opção Grupo de Usuário.
  2. Localize o grupo e clique em Editar


  3. Se for necessário atribuir Módulos da aplicação ao grupo:
    1. Selecione o Módulo que o Grupo terá acesso e clique em Associar.
    2. Repita o processo para todos os módulos que o grupo precisar acessar.


  4. Se o grupo já possuir acesso ao respectivo módulo, clique no botão amarelo Permissões .


  5. Navegue até Permissões. Cada módulo vinculado ao grupo possuirá itens administrativos, gerenciais e operacionais. Clique sob um Módulo para ver o Tipo de Permissão Disponível em cada um deles (Administrador, Gerencial ou Operacional) bem como qual o tipo de acesso que cada opção concede (Visualização, Adição, Edição, Exclusão e Execução):


  6. Ainda na tela de Edição, selecione o time de permissão que deseja atribuir 
    1. Um Administrador, deverá ter acesso à todas as tabelas pertinentes aos módulos associados.


    2. Para atribuir permissões Gerenciais (Painéis e Dashboards):


    3. Para atribuir permissões Operacionais, basta marcar as caixas de seleção que desejar para desempenho da atividade.


  7. Veja o que significa cada ícone de seleção para permissionamento:

    Botões de acesso para permissão. 

    : Visualizar: Ao marcar esta opção, o usuário poderá visualizar a tela ou campo específico.

    Adicionar: Ao marcar esta opção, o usuário poderá adicionar/cadastrar novos registros na tela ou campo específico.

    Editar: Ao marcar esta opção, o usuário poderá editar o registro na tela ou campo específico.

    Excluir: Ao marcar esta opção, o usuário poderá excluir o registro na tela ou no campo específico.

    Executar: Ao marcar esta opção, o usuário poderá executar ações na tela ou no campo específico da permissão.

  8. Após realizar as parametrizações, clique em Salvar.

LEMBRETE Pode ser que sua aplicação possua módulos exclusivos e específicos para seu modelo de negocio. Consulte a área de Negócios caso precise de uma permissão além das nativas da aplicação Omni CRM.



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CURRENT (v. 9) May 05, 2022 17:53

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